Final Fantasy XII é um jogo que originalmente não possuía classes. Elas foram introduzidas com a versão Zodiac Age, incluindo 12 classes de trabalhos, das quais somente 6 poderiam ser utilizadas, o que era uma besteira, pois as classes estão ligadas à equipamentos e desta forma, muitas armas maravilhosas jamais poderiam ser utilizadas. Agora, na versão para PS4 a Square-Enix corrigiu esta falha e todos os personagens poderão utilizar dois trabalhos ao mesmo tempo.
Ficou parecendo o XV, que era de um jeito, mudou e depois mudou de novo e ficou aquela coisa esquisita, toda picotada. Só que o XII é um esquisito que faz pensar, montar estratégia, estudar o jogo.
E a definição de qual personagem vai usar quais duas classes transforma-se em um baita problema já de cara, pois a definição da primeira classe de cada personagem é logo no início e não tem volta, só reiniciando o jogo. As questões:
1 – EQUIPAMENTOS E DESEMPENHO DAS ARMAS
Existem 3 tipos de equipamentos disponíveis e não se pode equipar aquele que queremos, pois eles são definidos pela classe:
Light Armor – Aumentam HP, um pouco de defesa e status específicos de cada armadura.
Heavy Armor – Aumentam força de ataque, defesa e status específicos de cada armadura: Foebreaker, Knight, Time Battle e Uhlan.
Mystic Armor – Aumentam poder mágico, MP, defesa e status específicos de cada armadura: Bushi, Red Mage e White Mage.
A tabela abaixo relaciona cada classe ao tipo de equipamento que pertence ao seu job e o tipo de equipamento que a complementaria.
2 – CADA ARMA UTILIZA ATRIBUTOS DIFERENCIADOS PARA O CÁLCULO DO DANO
Estes são os atributos considerados para o cálculo do dano de cada arma:
Força de ataque: Swords (Knight e Time Battlemage) e Crossbows (Time Battlemage), Greatswords (White e Black Mages), Spears (Uhlan): Strength, Poles (Monk), Rods (White Mage): Strength.
Força de ataque e velocidade: Bows (Arch), Daggers e Ninja Swords (Shikari)
Força de ataque e poder mágico: Staves (Black Mage) e Katanas (Bushi)
Força de ataque e vitalidade: Axes e Hammers (Foebreaker)
Poder mágico: Maces (Red Mage)
DMG = [AttackPower*Random(11.125)-MagickDefense]*[1+Strength*(Lv+Strength)/256]
A primeira parte, os primeiros colchetes se referem ao poder de ataque da arma, um número randômico – a defesa mágica do alvo. Tudo isto é multiplicado pela segunda parte que é 1 + força de ataque do personagem x (level do personagem + força de ataque do personagem)/256]
Vamos supor que ele tenha um ataque de 100, antes de equipar. Se equipar com Light, vai continuar com 100. Supondo que ele esteja no lv 10, seria [1+100*(10+100)/256 = 101 * 0,43 = 43. O dano seria o resultado da primeira parte multiplicado por 43. Supondo o número 50 x 43 = 2.150.
Agora se ele usasse um equipamento Heavy, ele poderia neste lvl estar usando um elmo que desse mais 6 de força e um body com 4, em um total de 10. Neste caso, usando o mesmo raciocínio anterior, o resultado final de seu dano seria 2.600!!! Ou seja, 450 a mais de dano apenas acrescentando 10 pontos de força de ataque. Os melhores equipamentos Heavy podem acrescentar até 24 pontos, o que seria uma diferença mais do que significativa!
Tendo isto em vista, além de tentar usar o mesmo equipamento em ambas as classes e o equipamento certo para aumentar a força ou a magia, de acordo com a função da classe, ainda deveríamos tentar agrupar as classes pensando na potencialização do dano. Ou seja, juntar uma classe que utiliza Heavy Armor, que é focada na força de ataque físico com uma classe que utiliza Mystic Armor, das duas uma: ou eu terei que ficar trocando o equipamento E a arma constantemente, ou vamos inutilizar ou ao menos subaproveitar uma das classes.
3 – MENINAS TEM MAIS MP E MENINOS MAIS FORÇA DE ATAQUE E HP
Esta não foi nem mais uma complicação e sim uma simplificação. As meninas tem muito mais MP do que os meninos e estes muito mais força de ataque e HP do que as meninas. Assim, começou a ficar clara uma separação em classes de magia indo preferencialmente para as meninas e classes de porrada para os meninos.
Esta é a tabela de dados dos personagem ao level máximo, sem ganhos de License Board, sem equipamentos ou armas:
4 – GANHOS QUE PODEM SER OBTIDOS COM A LICENSE BOARD
Também percebemos que algumas License Boards davam mais HP, MP, Força e Magia do que outras licences. Em 4 delas é possível conseguir 30% a mais de MP, os 3 magos e o Time. Na versão para PS4, embora possamos usar duas licenças para cada personagem, o que é comum à ambas não se acumula. Assim, se juntar dois mages em um único personagem, não teremos 60% a mais de MP e sim apenas 30%. Mas se juntar uma classe que usa MP, mas não tem estes 30% com outra que tenha, ambas passam a ter. Da mesma forma todos os demais atributos. Se colocar a classe com mais ganho de HP com a com menor ganho, ambas ficam com o HP maior. 😉
Esta é uma tabela de ganhos de atributos possíveis com o License Board completo:
Talvez não seja possível chegar a este resultado para todos igualmente, pois algumas partes de atributos somente são liberados com a presença de determinados Summons e um mesmo Summon não pode estar ao mesmo tempo com dois personagens. É mais uma idealização de onde seria possível chegar para cada um deles e poderemos escolher qual priorizar depois.
Bem, nossa ideia foi primeiro tentar encontrar as melhores combinações de classes e para isto fizemos as 66 combinações possíveis. Isto pronto, começou a montagem do quebra-cabeças. E põe quebra-cabeças nisto! Você consegue otimizar 3 classes bem otimizadas, mais 2 outras mais ou menos e sempre, sempre, a última é péssima e aí recomeçamos tudo!
E isto sem considerar outras questões do License Board, como a disposição dos Espers e as magias e/ou técnicas de cada classe. Temos que pensar também que a equipe é formada por apenas 3 personagens + 1 eventual hóspede. Ou seja, todos devem ser polivalentes ou é melhor ter um bom mago branco, um bom mago negro e um bom atacante? Devo combinar pensando nas armas, nos atributos, nas magias, nos summons?
Nós primeiros seguimos um caminho, depois outro, depois outro. Vimos pela internet todos os tipos de pensamento e combinações possíveis. Finalmente chegamos à conclusão de que realmente, neste jogo, não há uma única verdade, não há como dizer que esta equipe é, definitivamente, a melhor ou a pior. Como tínhamos que escolher um caminho dentre tantos, este foi o que decidimos seguir. Poderia ser outro, como, sei lá, a jogabilidade ou os Phoenix Down Lores ou qualquer outra coisa. Talvez não importe. André diz que bem equipados e sabendo-se jogar, dá tudo no mesmo e todos podem se tornar excelentes personagens. Embora eu esteja escrevendo, este é um trabalho conjunto, nosso: André Anastácio e eu.
Em minha equipe deixo de utilizar o Foebreaker que não é grande perda e utilizarei o Monk 2 vezes de forma a manter o ganho de HP maximizado para todos. Os combos que usam magia terão 30% a mais de MP e ganho elevado de força mágica. Todos que utilizam ataque físico tem força de ataque alta. Tenho 3 combos de ataque e 3 de magias, mas na verdade a Fran também poderá atacar.
Meu Bushi, cuja arma utiliza também a magia para o cálculo do dano, tem ataque e magia otimizados. O White Mage está com o Machinist, aumentando seu HP. Como as equipes são de apenas 3 personagens, pretendo utilizar em uma o White ou o Red Mage para suporte/cura, e as outras duas para ataques com Black, Shikari, Bushi ou Arch/Knight. Nem
Também poderei utilizar todas as melhores armas da seguinte forma.
White Mage/Machinist: Holy Rod (White) ou Aldebaran (Machinist)
Black Mage/Monk: Staff of the the Magi (Black Mage)
Shikari/Uhlan: Orochi (Shikari) ou Zodiac (Uhlan)
Bushi/Time Battle: Masamune (Bushi)
Arch/Knight: Sagitarius (Archer) ou Tournesol (Knight)
Devo dizer que realmente não estou satisfeita com minha equipe. Procurei à exaustão as combinações perfeitas, mas existem tantas e tantas variáveis e está feito de uma forma que a perfeição realmente não é alcançável. Se melhora uma combinação, com certeza desfalca outra. Não há como chegar no melhor de todas as classes. É impossível! E isto realmente me exaspera. Minha equipe é apenas o melhor que consegui fazer. Desisti de tentar melhorar. Nem está tão ruim assim.
Mas, se me perguntarem sobre como combinar classes ou como montar equipes, direi com toda sinceridade: não sei!
É praticamente uma questão de gosto, isto. Depende de seu estilo de jogo e do que considera prioridade: se o dano, se o uso de magias e técnicas equilibradas entre todos, se as armas, etc.. No máximo, posso fazer isto que fiz agora: mostrar algumas questões que influirão no desempenho.
Depois o André fará um post explicando sua equipe. Gostei tanto que quase roubei. rs
Boa sorte na montagem da sua!