Por André Anastácio
Tradução de alguns termos importantes que são usandos com frequência ao longo do guia.
Buffs:
Bravery – Aumenta em 30% o dano dos ataques físicos feitos pelo personagem. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.
Bubble – Dobra o HP máximo do alvo. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.
Faith – Aumenta em 30% o dano dos ataques mágicos feitos pelo personage. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.
Float – Faz com que o personagem levite, o tornando temporariamente imune ao efeito das armadilhas do cenário.
Haste – Acelera a velocidade da barra de ação do personagem em 50%. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.
Invisible – Torna o personagem “invisível” para os inimigos, fazendo com que ele não possa ser alvo de suas ações. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.
Libra – Mostra informações detalhadas sobre os inimigos.
Protect – Envolve o personagem em uma barreira que aumenta a defesa a ataques físicos. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.
Reverse – Inverte os efeitos de dano e cura, fazendo com que ataques curem o afetado e curas removam HP.
Não afeta: Drain, Leech, Syphon, Poison, Sap, Regen, Phoenix Down, Knot of Rust, Dark Matter, Quickenings e Técnicas.
Regen – Faz com que o alvo constantemente recupere HP. Remove o status Sap (e pode ser removido pelo mesmo). Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.
Shell – Envolve o personagem em uma barreira mágica que aumenta a defesa a ataque mágicos. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.
Debuffs (status negativos):
Berserk – Enfurece o personagem aumentando seu dano físico em 50% e a velocidade da sua barra de ação em 100%. O personagem ficará incontrolável, seus gambits serão desativados e ele irá apenas usar seu ataque físico por toda a duração. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.
Blind – Personagem é cegado, reduzindo a chance de ataques físicos acertarem o alvo. Diminui a precisão do personagem em 50%.
Confuse – Personagem ficará confuso, atacando seus próprios aliados e não poderá ser diretamente controlado. Quanto maior for a vitalidade do personagem, menor será a duração.
Disease – Infecta o personagem com doença, fazendo com seja impossível curar o dano recebido diminuindo o HP máximo do personagem sempre que ele tomar dano.
Disable – O personagem fica desativado. Pode se mover, mas não pode tomar ações. Quanto maior for a vitalidade do personagem, menor será a duração.
Doom – O personagem será condenado e morrerá quando a contagem chegar a 0.
HP Critical – Status do personagem que está em estado crítico HP, próximo da morte. É ativado quando o HP do personagem for menor ou igual a 15%.
Immobilize – O personagem fica imobilizado, mas ainda pode tomar ações. Quanto maior for a vitalidade do personagem, menor será a duração.
KO – Status do personagem cujo HP chegou a 0.
Lure – Faz com o alvo atraia a atenção de todos os inimigos próximos. Quanto maior a vitalidade, MAIOR será a duração.
Oil – Encharca o alvo com óleo, fazendo com que ataques de fogo causem 3x mais dano.
Petrify – Personagem irá se transformar em pedra (Stone) após 45 segundos e irá se mover mais lentamente na duração da contagem. Enquanto o personagem estiver petrificando, o status pode ser removido com Esuna, mas após se tornar pedra não será mais possível (ver o status Stone para mais informações).
Poison – Envenena o alvo, fazendo com que seu HP seja diminuído em certos intervalos de tempo. Quanto maior for a vitalidade do personagem, menor será a duração.
Reflect – O personagem é envolvido em uma barreira refletora que irá refletir todas as magias de volta em quem as conjurou. Isso inclui magias de cura.
Sap – Drena rapida e constantemente o HP do alvo. Semelhante a Poison, mas drena HP com mais velocidade. A magia Regen anula o efeito.
Silence – O personagem fica silenciado, impossibilitado de conjurar magias. Personagem não poderá usar magias, Espers ou Quickenings.
Sleep – Personagem entra em sono profundo e não pode se mover ou tomar ações. Recebe 50% a mais de dano, mas acordará ao receber dano físico.
Slow – Diminui a velocidade da barra de ação do personagem pela metade. Quanto maior for a vitalidade do personagem, menor será a duração.
Stone – Status do personagem que foi petrificado após a contagem do status Petrify. Só pode ser removido com a magia Stona, o item Gold Needle ou Remedy.
P.S. – O item Remedy só removerá esse status se o personagem que o usar tiver obtido as melhores do uso de Remedy no quadro de licenças.
Stop – O personagem e sua barra de ATB ficam paralizados. Quanto maior for a vitalidade do personagem, menor será a duração.
X-Zone – Status negativo que transfere o personagem para outra dimensão. Personagem fica indisponível como se estivesse morto.