Às vésperas da conferência mais importante e mais aguardada, fui conferir o gráfico das ações da Square-Enix e aí está: franca recuperação, indicando projeções otimistas pelos acionistas.

A empresa está quase retornando ao patamar de preços anteriores à notícia da redução da expectativa de lucros à poucas semanas e que fez com que perdesse aproximadamente 10% de seu valor.

O final do ano trouxe algumas boas notícias: a Square-Enix continua dentro das 10 maiores desenvolvedoras do mundo, um jogo que vendeu mais de 5 milhões de unidades no ano (Final Fantasy XIII) e 3 com mais de 1 milhão: KH: Birth By Sleep, Dragon Quest VI e Dragon Quest Monsters.

3rd Birthday foi bem sucedido dentro de seu nicho, pararam de falar mal no FFXIV e seu futuro lançamento para PS3 saiu do “zzzz…” para “Hot” na IGN, a expectativa por Deus-Ex está positiva, Reboot de Lara Croft é visto como um potencial blockbuster, Dissidia Duodecim Final Fantasy tornou-se um dos títulos mais “hot” a ser lançado no PSP, etc… etc…

Para desenvolvimento futuro, como o Daniel relembrou, a Square-Enix é dona das maiores franquias de RPGs existentes:

– Final Fantasy
– Dragon Quest
– Kingdom Hearts
– Chrono Cross/Trigger

Novos Finais Fantasys estão na toca, só faltam sair para a luz do dia. Dragon Quest X idem. Kingdom Hearts 3 é questão de saber quando e não se sairá. Chrono Trigger foi relançado para celular e dependendo do interesse que despertar talvez também tenhamos enfim um remake ou uma continuação.

Ou seja: para o bem ou para o mal, RPG era, é e continuará sendo sinônimo de Square-Enix.

Depende agora do resultado da conferência para a empresa manter o ritmo de crescimento e voltar aos patamares anteriores, assim como depende da empresa capitalizar esta atmosfera de positivismo e transformar em resultados concretos, ou seja, voltar a lançar os melhores RPGs de HD.

Nós aqui, dedinhos cruzados, torcendo. 😀

Deixe um comentário