O título do post é dedicado à euzinha quando disse que a Square Enix iria à falência com o fiasco deste Final Fantasy.
Primeiro que o jogo pode ter suas limitações e ainda não me conformo em não poder explorar o cenário ou determinar algumas escolhas que faziam toda a diferença nos últimos títulos.
Estas restrições e a linearidade estão sendo criticados por muitos, ainda que tenha recebido, do ranking de jogos mais conceituado do mundo, o da revista japonesa Famitsu, 39 dos 40 pontos possíveis. Tudo bem que FFXII levou 40 de 40, mas vamos considerar que somente 13 jogos na estória conseguiram a façanha dos 40/40 até hoje.
E este pontinho perdido aí, sabe por que foi? Ahm ram!!! Linearidade, lógico!
… mas …
Final Fantasy continua sendo um p… jogo!!!
Segundo que está longe de ser um fracasso de vendas. A Square divulgou que já ultrapassou os 5.000.000 de cópias vendidas, sendo mais de 2 milhões no japão e mais de 3 milhões para EUA e Europa.
Se a Square vender por US$ 20 cada unidade (e acho que é mais), já faturou mais de US$ 100 milhões com o jogo. Sem esquecer que estou falando de um jogo da série XIII que engloba outros jogos, licenciamentos e muito mais. O CD de músicas vendeu 16.000 cópias só no dia do lançamento.
Também quero falir assim. lol
Como base de comparação, no rankink do ano de 2009 inteiro da mesma empresa, Famitsu, NENHUM jogo vendeu mais de 5.000.000.
O mais vendido, Dragon Quest IX (eu quero!) vendeu 4.100.000.
Final Fantasy VII, considerado por muitos como o melhor da franquia, vendeu desde seu lançamento em 1997, 9,72 milhões.
FF XIII será o novo recordista de vendas da Square ou estes números – alavancados pela expectativa gerada pelo brilhante XII – vão estagnar?
Fontes diversas: Uol Jogos, Wikipedia, Square Enix, Famitsu, Media Create, etc.
0 comment
Olha eu aí em Junho de 2010!! xD
hahaha. Você era o Marco? 😀
Tom é um apelido de familia.
Meu nome é Marco Antonio ;D