FFXIII – Como usar os materiais e sintetizadores para upar armas e acessórios

by A Itinerante - Neiva

Já tive algumas consultas sobre o tema e hoje, à pedido do Marcony, faço este post.

Primeiro é importante entender a diferença entre upar e sintetizar.

UPAGEM: Quando você upa uma arma ou acessório, apenas vai aumentar seu level em força ou magia ou qualquer que seja seu atributo, mas continuará sendo a mesma arma ou acessório. Todos tem um level máximo à partir do qual não é mais possível upar. As armas e acessórios que já foram upados ao último level ganham uma estrelinha ao lado de seu nome.

SINTETIZAÇÃO: é a mudança de forma da arma ou acessório que já foi upado até o máximo level e que pode ser transformado(a) em outro(a) arma ou acessório com a ajuda de materiais apropriados. Este novo equipamento então poderá ser novamente upado até seu máximo level, ganhando nova estrela. Todas as armas podem ser sintetizadas 2 (duas) vezes, sendo que todas as armas possuem 3 formas totais. Em cada forma ela terá um nome diferente e leveis sempre mais altos. Para os acessórios não existem regras. Alguns só podem ser sintetizados 1(uma) vez, outros 2(duas), enfim…

Assim como upagem e sintetização, também os itens de upgrade podem ser materiais ou catalizadores:

MATERIAIS: os materiais são os responsáveis pela upagem. Eles aumentam o level dos equipamentos e são de dois tipos: os que dão exp. x3 (pontos x 3) e os que dão exp (pontos) propriamente dito.

a) MULTIPLICADORES é como vou chamar os materiais que dão exp. x(n) para não confundir com os materiais propriamente ditos. Os multiplicadores aumentam os pontos dos próximos materiais que forem colocados nas armas até um máximo de 3 x. Assim, se um material daria 100 pontos, ele passa a dar 300 se antes for adicionado ao equipamento os multiplicadores corretos. Os multiplicadores são vendidos no shop Creature Conforts ou são drops de monstros. Itens que normalmente dão poucos pontos (1, 4, 10, …) são claramente multiplicadores, ou seja, sua única função é esta de multiplicar os pontos.

A lista é muito longa e por isto vou ater-me aos melhores multiplicadores, lembrando que é preciso 501 pontos para chegar ao exp x.3:

Sturdy Bone (+14 pontos) – 80 gil x 36 (501/14=36) = 2.880
Barbed Tail (+14 pontos) – 80 gil idem acima
Vibrant Ooze (+14 pontos) – 80 gil idem acima

Para ter exp. x3 com estes rapazes, precisa ter 36 deles (501 pontos necessários / 14 pontos de cada = 36) . A 80 gil cada x 36 = 2.880.

Dos itens que caem de monstros, alguns dão mais exp e outros tiram exp. Todos que são vendidos no Creature Conforts são multiplicadores +.

Lista completa dos materiais que abaixam o exponencial de multiplicação: Insulated Cabling, Fiber-optic Cable, Liquid Crystal Lens, Ring Joint, Epi cyclic Gear, Crankshaft, Electrolytic Capacitor, Flywheel Sprocket, Actuator, Spark Plug, Iridium Plug, Needle Valve, Butterfly Valve, Bomb Ashes, Bomb fragment, Bomb Shell, Bomb Core, Analog Circuit, Digital Circuit, Gyroscope, Electrode, Ceramic Armor, Chobham Armor, Radial Bearing, Thrust Bearing, Solenoid, Mobius Coil, Tungsten Tube, TItanium Tube, Passive Detector, Active Detector, Transformer, Amplifier, Carburetor, Supercharger, Piezoelectric Element, Crystal Oscillator, Paraffin Oil, Silicone Oil, Synthetic Muscle, Turboprop, Turbojet, Tesla Turbine, Polymer Emulsion, Ferroelectric Film, Superconductor, Perfect Conductor, Particle Accelerator, Ultracompact Reactor, Credit Chip, Incentive Chip, Cactuar Doll, Moogle Puppet, Tonberry f igurine e Plush Chocobo.

Uns tiram mais outros menos, mas todos estes daí diminuem o exponencial, ok?

b) UPADORES: os itens que dão pontos são os vendidos nos shops Lenora Garage e R&D. Todos que são vendidos nestes shops são multipladores (-) abaixando o exponencial de multiplicação, mas são necessários para upagem, ou seja, um mal necessário.

São muitos e cada um dá uma quantia diferente de pontos. Vamos aos principais, que são vendidos nestes dois shops:

MATERIAL / PONTOS / PREÇO
Ultracompact Reactor / 40.000 / 50.000
Supercharger / 774 / 1.600
Particle Accelerator / 4.800 / 10.000
Turboprop / 768 / 1.600
Superconductor / 400 / 840
Perfect Conductor / 751 / 1.600
Chobham Armor / 460 / 1.000
Bomb Core  / 551 / 1.200
Tesla Turbine / 823 / 1.800

CATALIZADORES ou SINTETIZADORES: O terceiro tipo de item é o dos sintetizadores, ou seja, materiais que mudam a forma do equipamento que já foi upado até o último level.

Além de drop rare de alguns monstros ou recompensa de missões, eles são vendidos nos shopping R&D e The Motherlode, com os respectivos preços de compra:

Millerite (3.000)
Rhodochrosite (8.000)
Cobaltite (17.000)
Perovskite (30.000)
Uraninite (45.000)
MinarStone (60.000)
Scarletite (100.000)
Adamantite (220.000)
Dark Matter (840.000)
Trapezohedron (2.000.000)

Agora vamos usar tudo isto, para entender como funciona. Abra a tabela de armas e acessórios. Vamos começar com a tabela de armas e a Blazefire da Light como exemplo.

Na primeira linha temos que esta arma pode ir do level inicial 1 até o level máximo 26, com exp máximo de 24.600.

Então vamos ao save, na opção upgrade, fazendo de conta que a Blazerfire está no level 1. Primeiro de tudo acrescentaríamos nesta arma os materiais multiplicadores, com 36 Sturdy Bone que compramos a 80 gil cada, em um total de 2.880 gil.

Bem, ocorre que cada multiplicador, além de multiplar os pontos, também acrescenta alguns pontos. No caso do Sturdy Bone, cada um deles acrescenta 12 pontos em um total de (36×12) 432.

A Blazerfire vai até 24.600 – 432 colocados pelos multiplicadores = 24.168 é o que precisamos de pontos, mas como ela agora está com exp x3, precisamos de só 1/3 disto, ou seja (24.168/3) = 8.056.

Suba aqui para a lista de materiais upadores. Podemos colocar 1 particle accelerator (4.800 pontos) + 4 Tesla Turbine (823 pontos cada x 4 = 3.292) conseguindo 8.092. Passaria um pouquinho e se quiser pode buscar uma combinação mais precisa. Para nosso exemplo está bem. A Blazerfire atingiria seu level máximo com estes multiplicadores e materiais a um custo total de (2.880 Sturdys + 10.000 Particle + 7.200 Tesla) =
20.080 gil.

Atingido seu level máximo, a Blazerfire fica com uma estrelinha junto ao seu nome e não se consegue mais colocar materiais nela. O próximo passo é proceder à sintetização para sua segunda forma, a Flamberge.

Voltando à tabela de armas, vemos que o material catalizador que sintetiza sua segunda forma é o Perovskite. Subindo novamente aqui até o item CATALIZADORES, vemos que o Perovskite custa 30.000 gil.

Então novamente no menu Upgrade do Save, colocamos o Perovskite na Blazerfire, que passa a se chamar Flamberge e vai do level 10 ao 61, sendo necessário 445.950 exp (pontos) para que atinja o máximo level desta forma.

Eu não sei calcular exatamente, uma vez que não basta dividir 445.950 / 51 (61-10) = 7.311 para ter o necessário para cada level, porque cada level aumenta um pouco em relação ao próximo e não sabemos quanto é. Então terá que ser na base do chute mesmo. Supondo que ela já comece no level 26, correspondente ao level em que estava antes da sintetização, vamos chutar que precise de metade deste total, uns 230.000. (se alguém souber como calcular isto exatamente, por favor, informe).

O primeiro passo é sempre os multiplicadores, em nosso exemplo, 36 sturdy bones a 2.880 gil, que nos farão precisar de apenas 77.000 pontos. O ultracompactor que custa 50.000 dá 40.000 pontos. Eu colocaria 2 e resolveria o problema.

Atingido o máximo da segunda forma, nem precisamos voltar à tabela de armas, porque o catalizador para a terceira forma de todas as armas é o Trapezohedron, que custa 2.000.000. Ninguém compra e tentam conseguir através do rare drop das tartarugas gigantes, Adamantortoise, Adamantoise e Long Gui ou através do desmanche de algumas armas específicas ou ainda de uma Genji Glove. Ver no menu de FF, as opções em Rare Itens.

Colocamos um trapezohedron na Flamberge que agora passa a ser a Omega Weapon na terceira linha da tabela. Ela vai do level mínimo 47 até o 100, com exp máximo de 1.296.897. Observamos que normalmente é preciso uns 1.000.000 de exp., porque ela vem sempre alguns leveis à frente.

Novamente usamos os sturdy bones para o exp. x3 e precisaríamos de 335.000 aproximadamente, o que dá uns 9 ultracompactor x 50.000 = 450.000.

Não sei ao certo porque nunca upei de uma vez, sempre foi aos pouquinhos e não contei, mas fazendo as contas agora foi este o resultado.

Lembrando que cada arma precisará de CATALIZADORES diferentes para a segunda forma. Tem que olhar na tabela e procurar para saber. E também cada uma delas necessita de exp diferentes para atingir o máximo de cada forma.

Para os acessórios o princípio é o mesmo. Veja a tabela, quais são os leveis inicial e final da primeira forma, qual o catalizador para a segunda e vá seguindo. Os acessórios são mais simples e alguns deles nem tem segunda ou terceira forma.

Parece complicado, mas depois que se entende e pega o “espirito” da coisa, faz-se que nem vê.

Boa sorte e em caso de dúvidas ou algum erro, por favor, deixem comentários ou enviem email.

***  ATUALIZAÇÃO ***

Acabei de vir do blog do Jeferson e ele começou uma série muito interessante sobre upgrade de armas, incluindo algumas informações que eu nem fazia idéia, como uma tabela em que materiais acrescentam diferentes exps de acordo com o level da arma e estas informações alteram em muito o custo do upgrade em cada arma.

A Blazerfire que utilizei como exemplo aqui, pelas contas de Jeferson, na primeira forma custaria 10.920, na segunda 180.000 e na terceira, 1.100.000.

Recomendo a leitura.

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0 comment

Yari BR 26/02/2012 - 15:01

Muito massa. Parabens pelo post e obrigado pelas informações.

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Wês 12/03/2012 - 01:27

Eu nao entendi muito bem isso mais eu ja estou no 5 capitulo e coloquei a gladius no nivel 2 
na verdade coloquei a arma de todu mundo no nivel 2 fiz bem?
e como que isso ai em pode explica mais exemplificado ?

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