“Nada é como parece no último jogo da Square Enix, ação e aventura, num mundo em ruínas atormentado pela doença e pela escuridão, com criaturas irreconhecíveis. Os jogadores assumem o papel do protagonista inflexível, NIER, resoluto na sua busca para descobrir uma cura para sua filha, que está infectada com o vírus Scawl Black.
Com a ajuda de poderosos aliados e de um livro misterioso, NIER encontra coisas que vão confundir até mesmo o mais poderoso dos guerreiros.
Com NIER, a experiência cinemática em uma batalha contínua e explorar terras assustadoramente familiar, intensa batalhas cheias de ação e histórias como só Square Enix pode fazer.” – Do site oficial de Nier.
O site IGN, que deu-lhe nota 7,3 no preview, chamou-o de jogo com transtorno de personalidade. lol
O Gamespot também não ficou muito impressionado e deu nota 7. Já o Eurogamer ficou bastante entusiasmado, enquanto o Uol absteve-se de um julgamento.
*** ATUALIZAÇÃO DE 24/04/10 ***
Eurogamer fez nova análise sobre o jogo, dando-lhe nota 7 e igualando-se aos demais sites especializados.
As críticas ao jogo estão centradas em alguns pontos específicos: simplicidade gráfica e no detalhamento dos personagens, uma certa confusão no enredo e as quests chatas e sem uma recompensa efetiva, que como em FFXIII parecem ter sido criadas apenas para atender aos fãs de RPG, não tendo uma conexão realmente lógica com o jogo.
Os elogios de todos é para o sistema de batalha e para os monstros.
*** FIM DA ATUALIZAÇÃO ***
Aparentemente a interface gráfica não é lá estas coisas e os personagens deixam um pouco a desejar em detalhamento. Em compensação a música parece ser excelente, o sistema de batalhas em tempo real satisfatório e a estória bem contruida.
As notas todas foram dadas com base em demos e eles mesmo confessam que aguardam o lançamento do jogo para um posicionamento mais definitivo.
Talvez alguns de vocês lembrem-se de um texto que escrevi chamado FFXIII: O Avatar da Square-Enix, onde falava sobre minhas impressões de futuro para os games de FF e que parecia-me que a empresa estava buscando um novo gênero que atendesse a todos, desde o jogador menos comprometido até o mais entusiasmado, com esta mistura de ação, aventura e RPG.
NieR pode ser visto como um jogo de ação com duração aproximada de 10 horas, a estória é de aventura, mas também pode ser interpretada como um RPG com infinitas quests opcionais e liberdade de exploração de mapas. Para Ps3 e Xbox360, of course.
Soa familiar? Confiram o vídeo da análise do Uol:
*** ATUALIZAÇÃO DE 27/04/10 ***
Square-Enix informou hoje pelo Twitter que NieR vendeu acima da expectativa e que está esgotado no Japão, prometendo nova remessa na semana que vem. E agora José???
*******