Primeiros 15 minutos de gameplay

(Esta é uma tradução googada do post original da IGN. Achei tão bacana que quis compartilhar com vocês também.)

DRAGON QUEST XI IMPRESSÕES DE IMPORTAÇÃO: UM MUNDO VERDADEIRAMENTE VIVO, RESPIRANDO (E IMPRESSIONANTE) – POR ESRA KRABBE

Uma grande variedade de vastas terras está esperando por você para explorar em Dragon Quest XI: Ecos de uma era indescritível.Galopar em seu cavalo, zarpar ou até mesmo montar alguns dos icônicos monstros de Dragon Quest. Cidades e aldeias estão cheias de personagens peculiares para conversar, e masmorras e cavernas estão cheias de itens escondidos e baús de tesouro. Há muito o que fazer em Rotozetashia. Mas não se engane. Este não é de forma alguma um jogo de mundo aberto. A visão por trás da Rotozetashia é fiel ao mundo dos RPGs tradicionais japoneses, mas se expande de forma criativa.

Os jogos de mundo aberto dão ao jogador a maior liberdade possível, mas isso não necessariamente funciona tão bem para um jogo baseado em história como Dragon Quest XI. Apesar de quase sempre haver decisões a serem tomadas, no final o Dragon Quest XI é uma experiência linear, o que não é necessariamente uma coisa ruim. De fato, é a linearidade que possibilita o sublime design de níveis neste jogo.

Os monstros que você pode montar complementam também este nível. Um tipo é o Pearl Mobile, um híbrido de robô / monstro em forma de ovo que você pode usar dentro dele depois de derrotá-lo, dando-lhe a habilidade de pular em plataformas que não podem ser alcançadas de outra forma. Outro, o Bee Rider, permite atravessar lagos. Você pode até andar de dragão e voar neste mundo maravilhoso, mas sempre em uma área restrita. Diferente das montarias na maioria dos jogos de mundo aberto, o propósito de sua existência não é permitir que o jogador viaje mais rápido, mas eles formam uma parte essencial dos quebra-cabeças nos campos e masmorras do Dragon Quest XI. Leve essas montarias para novos locais e, na maioria das vezes, você será recompensado com outro segredo.

Rotozetashia é cheia de lindos locais que vão desde exuberantes florestas verdes a cachoeiras e montanhas nevadas, mas são os monstros que o tornam único. O Dragon Quest XI usa um sistema de encadeamento de símbolos (o que significa que as criaturas são visíveis no campo), e ver os favoritos dos fãs como Slimes e Quimeras, saltando e voando, é o suficiente para satisfazer os fãs desta longa franquia. Mas mesmo se você é novo em Dragon Quest, um sistema ecológico fictício de quase 400 tipos diferentes de monstros é um espetáculo para ser visto. Cada tipo de monstro tem uma grande variedade de animações, e elas interagem com o ambiente, bem como entre si. Vendo uma Pantera do Bebê (também conhecida como Sabrecub) correndo pelos campos de grama ou encontrando um Dracky tirando uma soneca pendurada em uma árvore, foram alguns dos momentos mais gratificantes do meu tempo em Rotozetashia.

Alguns desses monstros conseguiram me assustar também. Enquanto eu corria por um pântano, um monstro de repente estendeu a mão de baixo da superfície para pegar meus pés, e em uma masmorra uma estátua viva pulou em mim quando cheguei perto demais. Nunca antes o universo Dragon Quest se sentiu muito vivo. Os fãs japoneses ansiavam por um mundo Dragon Quest verdadeiramente vivo e respirante por um longo tempo – assim como as pessoas no Ocidente têm para Pokémon – e isso é tudo que eles poderiam ter esperado. Começando com a cidade natal do protagonista, uma aldeia localizada nas profundezas das montanhas, que vão até às cidades do porto e do castelo, Rotozetashia também tem paisagens urbanas interessantes. As cidades podem estar no lado pequeno para os padrões modernos, mas há um grande número deles e cada um possui uma aparência distinta. Em algumas cidades

No entanto, a maior atração para essas cidades não é sua estética, nem a alegria de explorá-las, nem mesmo de entrar nas casas de estranhos para roubar seus pertences preciosos. Não, são as histórias dos aldeões onde o coração de Dragon Quest está. De um homem velho contando piadas bobas para uma garotinha lhe contando sua paixão secreta, o roteiro para esses NPCs peculiares colocará um sorriso no rosto até mesmo do jogador mais obstinado.

Não apenas conversas aleatórias com estranhos, mas até mesmo as cenas mais importantes relacionadas diretamente com a história não têm dublagem, embora eu tenha a sensação de que a última será adicionada para a versão ocidental como foi com Dragon Quest VIII. Atualmente, a fala é representada pelos efeitos sonoros nostálgicos que têm sido usados ​​ao longo da história da série, que, do ponto de vista dos fãs japoneses, são perfeitos – até em 2017. O Dragon Quest nunca foi uma experiência de filme o primeiro lugar, e o uso da música nova e clássica de Koichi Sugiyama, agora com 86 anos de idade, misturado com efeitos sonoros retro criam um charme inegável.

Enquanto peças clássicas de entradas anteriores ainda soam maravilhosas aqui, eu tenho que dizer que a maioria das novas músicas não alcançam a mesma qualidade, e o tema do campo principal um tanto enérgico não combina bem com toda a maravilha e mistério que Rotozetashia tem a oferecer.

As primeiras 10 horas da história vão mantê-lo no limite do seu lugar. Em um certo ponto, você tem que correr pela sua vida de um enorme dragão em tempo real à la Uncharted, e há até mesmo alguns segmentos furtivos, adicionando um novo toque à narrativa da série. O personagem principal passa por muita coisa, e o tom dramático que a história define no início lembra o favorito dos fãs japoneses, Dragon Quest V. Espere muitas reviravoltas, bem como algumas cenas que vão derramar algumas lágrimas ao longo da história de mais de 50 horas. Os membros do grupo que você recruta enquanto viaja também são interessantes, e você aprenderá mais sobre o passado deles ao longo de sua aventura juntos.

O sistema de batalha baseado em turnos vai se sentir muito familiar para os jogadores experientes do JRPG, mas uma série de novos recursos fazem com que ele pareça novo também. O Skill Panel – novo na franquia Dragon Quest – se parece muito com o Sphere Grid de Final Fantasy X, permitindo que os jogadores selecionem diferentes tipos de habilidades para cada personagem aprender. O que torna as coisas interessantes é que as habilidades que os personagens podem aprender estão diretamente ligadas à história. Por exemplo, se algo aconteceu com um personagem, ele pode esquecer um certo tipo de habilidade, mas você pode esperar que novos tipos de habilidades sejam desbloqueados quando um personagem superar um problema na história principal.

O Skill Panel também está conectado ao sistema Zone, que é similar ao sistema de tensão do Dragon Quest VIII. Quando um personagem atinge esse estado durante a batalha, suas estatísticas receberão um aumento, e você poderá executar um ataque de combinação devastador executado junto com outros personagens, mas somente se eles também estiverem no estado da Zona. Novos ataques combinados são desbloqueados se você escolher as habilidades certas no Skill Panel. Ataques combinados podem salvar sua parte de uma situação perigosa, mas como não é garantido que os personagens atinjam o estado da Zona ao mesmo tempo, você nunca pode confiar nela.

Há artesanato também. Materiais preciosos estão espalhados por Rotozetashia, e você vai querer coletá-los para criar suas próprias armas e armaduras com o sistema de forjamento, que funciona como um minigame simples, mas divertido. A desvantagem é que apenas uma pequena quantidade da armadura realmente muda a aparência do seu personagem, mas todas as armas e escudos serão refletidos na aparência do seu personagem.

Conversando com todos os aldeões várias vezes e muitas vezes parado para beber nas paisagens cênicas, levei mais de 100 horas para terminar a história principal do Dragon Quest XI. A maioria das pessoas provavelmente será muito mais rápida, mas não se pode negar que o Dragon Quest XI tem uma incrível quantidade de conteúdo para oferecer. Mesmo depois de vencer o jogo, ainda há muito o que fazer. Eu ainda tenho que encontrar todas as Mini Medalhas e derrubar os projéteis de besta escondidos em todo o mundo, e quase nem toquei nas missões secundárias. Mas o mais importante é que a Rotozetashia não é apenas um lugar para onde eu possa voltar, mas uma que eu quero desesperadamente mergulhar de volta. A atmosfera, a alegria, o humor, a excitação e até a tristeza fazem de Rotozetashia um mundo para se contemplar.

E então? Vem jogar conosco! Estamos nos reunindo no WhatsApp. Só clicar abaixo para entrar. 😀

Deixe um comentário