NOTAS:
Gráficos: 9.7
Jogabilidade: 10.0
Diversão: 9.5
Som: 9.5
Extras: 8.7
Nota final: 9.5
Foram exatamente 3 anos de espera para que Kratos pudesse ter a sua esperada vingança contra Zeus e para que nós jogadores pudéssemos controlar a sua sede de vingança. A espera realmente valeu a pena? A sede de vingança de Kratos foi satisfeita? Explicarei tudo isso abaixo.
Felizmente tive oportunidade com meu ps2 de jogar uma demo de GoW que só tinha 8 minutos de gameplay e já naquela época previ que esse seria uns daqueles títulos que ficariam na memória de jogadores hardcores pelo mundo inteiro. Seus gráficos, músicas, violência, tudo era absurdo e impressionante. Gow saiu e foi um arrasa quarteirões, vendendo milhares de cópias em apenas 2 semanas. No Brasil muitos mais puderam desfrutar por causa das copias “Jack Sparrow” e com isso o título passou a ser um marco da equipe Santa Mônica e um sorriso para a Sony.
A seqüência veio com Kratos mais violento e sanguinário mostrando sua ira contra os deuses, e mais uma vez deixando os hardcores sedentos de sangue por controlar Kratos em uma das seqüências mais premiadas até hoje em um jogo eletrônico.
Em 2009 a Sony disponibiliza uma demo de GoW 3 para poucos, só alguns tiveram a sorte de ter essa demo na psn. Muitos rumores sobre a volta de Kratos em sua batalha final e realmente estava acontecendo, agora no poderoso ps3.
Fui um dos sorteados, muita sorte, instalei, joguei, não fiquei pasmo com a demo, era legal, era GoW, mas esperava mais.
Exatamente 8 meses após essa demo, dia 16/03/2010 chega minha copia de GoW 3.
Apresentação forte, mostrando a estória desde GoW, passando por GoW 2 até a chegada de Kratos e os titãs ao monte Olympus, a cena sobe e de início a narração vai narrando o que está acontecendo: Zeus aparece ao lado de Hermes, Poseidon, Hades, Helio e manda eles acabarem com o atormentado Kratos que aparece nos ombros da titã Gaia.
Simplificando, os primeiros 30 minutos de GoW 3 é ESPETACULAR, nunca visto em jogo algum, gráficos, desafio, som, a brutalidade, a emoção, o desespero, tudo contido em apenas 30 minutos na primeira batalha, a luta contra Poseidon.
A demo? Até deletei do meu ps3 …. =p
Não contarei o resto para não ter spoilers, mas vamos ao prós e contras de GoW 3.
DO QUE GOSTEI EM GOW 3 (minha opinião claro)
– Gráficos absurdamente detalhados com efeitos de luzes jamais vistos, por onde passamos nesse jogo ficamos de boca aberta pelo magnífico trabalho da equipe Santa Mônica.
– Som simplesmente não perde nada para nenhum filme GRANDE de hoje em dia, com orquestras, corais gregorianos, musicas que sempre se encaixam mostrando o ritmo do jogo, seja nas batalhas ou na parte de exploração. Soberbo!
– Jogabilidade perfeita, comandos rápidos e precisos, parece que realmente você está nessa vingança de Kratos contra Zeus.
– Diversão maravilhosa, nunca um jogo hardcore te mostra essa vontade de terminá-lo logo para ver o final. Parar de jogar é difícil, você sempre vai querer ver o que vai acontecer nos minutos seguintes e você realmente vai querer matar Zeus, e o jogo consegue colocar essa emoção no jogador, o ódio por Zeus. Impressionante!
CONTRAS (minha opinião claro)
– Alguns bugs que em 3 anos de desenvolvimento não poderiam existir, como travamento de câmeras por exemplo.
– Duração curta. Mesmo vasculhando todos os cenários terminei o jogo em 8 horas e 30 minutos, uma pena, passa muito, mais muuuiiiitoooo rápido mesmo.
– Extras, mais uma vez igual o segundo, ARENA, fazer o que né?.
VEREDITO.
God of War 3 é para ser degustado, apreciado, um jogo com tamanho poder como este não pode ficar de fora da vida de jogador nenhum.
Exclusivo para ps3, quem não tem o aparelho, pegue emprestado de um amigo, compre, alugue, faça algo. God of War 3 é daqueles jogos que você irá lembrar durante o resto da sua vida de jogador.
Poucos jogos conseguem trazer a emoção de vingança e ódio como este, um personagem forte ao extremo, uma estória fabulosa, um som magnífico, gráficos soberbos (a luta contra Cronos é algo que não pode deixar de ser visto, a melhor luta contra um boss que já vi, graficamente e como desafio, simplesmente perfeita).
Claro, sou sincero, com alguns contras, duração curta, bugs , alguns serrilhados, algumas texturas fracas e extras pobres, mas pode ter certeza que esses contras são MINIMOS para a experiência que é jogar God of War 3.
Experimente a fúria de Kratos. Pode ser a última, mas no final quem reparar vai sonhar com a volta de Kratos, goty 2010 sem duvida.
Raramente a expressão “horas que passam como minutos” pareceu tão adequada.
Análise de : Thyago (ToS) Oliveira
…
Adorei a análise do Thyago pela paixão e sentimentos que expressa com as palavras e é um prazer postar seu texto, lembrando apenas que é a sua opinião e não a minha. Infelizmente não joguei GoW3 (eu não tenho Ps3 – ainda!!!).
Obrigada, Thyago. 😀