Enquanto o PlayStation 3 já foi palco de seu quinhão de gênero definir títulos, é difícil evitar a sensação de que ele ainda está faltando o seu lançamento mais importante. O muito aguardado Team ICO título The Last Guardian foi anunciado oficialmente há quase quatro anos, mas apesar de receber uma data de lançamento em 2010, o seu desenvolvimento conturbado permanece um mistério.
Mais recentemente, o presidente da Sony Worldwide Studios Shuhei Yoshida observou que a equipe estava “trabalhando muito duro no jogo”, incluindo o diretor criativo Fumito Ueda, que foi sujeito a especulações de que ele havia deixado a Sony em 2011 . O executivo acrescentou que o afável aventura continua a ser um jogo de PS3 – mas não acreditamos que ele, e estes são os motivos.
Já esteve lá antes
Desenvolvimento prolongado The Last Guardian não é um conceito novo para Team ICO. Em 1997, o estúdio recém-formado – construído pela Sony Computer Entertainment Japan para trazer novos tipos de experiências para sua plataforma PlayStation florescente – começou a trabalhar em uma aventura tridimensional para o PSone. O jogo foi ICO , mas depois de dois anos de produção, o desenvolvimento foi interrompido. O estúdio entrou em dificuldades técnicas sobre o hardware do envelhecimento, e enfrentou uma encruzilhada: encerrar o projeto por completo, adaptar a sua visão original para se adequar às limitações da tecnologia disponível, ou mudar de desenvolvimento para o Emotion Engine alardeada do PlayStation 2 sem aviso prévio. A equipe optou pela última.
A situação não é tão diferente da situação que The Last Guardian enfrenta hoje. Shuhei Yoshida tem reiterado, em várias entrevistas que os atrasos freqüentes do jogo são devido a problemas técnicos. “A equipe ainda está trabalhando em [o jogo]”, disse ele Eurogamer.net em agosto de 2012. “Há certas questões técnicas que já estava trabalhando. Esse é o período de tempo quando o jogo, olhando de fora, não parece estar fazendo muito progresso. Mas internamente há um monte de trabalho vai em criar o título. “
Yoshida acrescentou que o jogo era jogável em um ponto, mas que a “equipe de engenharia teve que voltar e voltar a fazer parte do trabalho que já tinha feito”. Houve até rumores de que o titular da plataforma tinha puxado em seus melhores equipas técnicas da Europa e América do Norte para apoiar a produção do projeto, mas um empregado SCEJ sem nome resumiu a situação de forma mais sucinta em entrevista ao Kotaku ano passado. “É um projeto muito ambicioso”, disse ele. Poderia ser demasiado ambicioso para o hardware do PS3 para lidar com o envelhecimento?
A história mostra que o diretor criativo Fumito Ueda não vai se adaptar a sua visão para acomodar o hardware, e com o PlayStation 4 supostamente muito mais poderoso do que seu antecessor , não é difícil imaginar o projeto que está sendo movida na plataforma da Sony, a próxima geração. A empresa não pode reconhecer que, é claro, porque isso seria admitir que ele tem um novo sistema em obras. Mas talvez será a vez do fabricante no 20 de fevereiro em uma conferência de imprensa nos revelar o futuro, nós vamos começar a aprender um pouco mais.
Apelo do Núcleo
Shuhei Yoshida já avisou aos fãs para não esperar que The Last Guardian aparecer em 2013 , o que sugere que ele está de rastreamento para uma data de lançamento em 2014, no mínimo. Se ele realmente ainda está em desenvolvimento para o PS3, então isso significa que ele está quase garantido para chegar após o lançamento do PS4 , que simplesmente não faz sentido para um título com a quantidade hardcore fãs.
Como a próxima geração se aproximando, a Sony irá quase certamente começar a promover o seu console existente como uma máquina mais mainstream . Na verdade, ele já começou a acontecer, com os gostos de LittleBigPlanet Karting , All-Stars PlayStation Battle Royale , e Wonderbook: Livro de Feitiços que dominam o sistema do line-up em 2012. Imaginamos que tal ênfase só vai ficar mais pronunciada, e liberando The Last Guardian como parte desse catálogo simplesmente não faz sentido. O jogo seria muito mais adequado para o PS4, juntamente com os pioneiros que são fãs incondicionais da marca.
Além disso, visto que o próximo sistema titular da plataforma é improvável que seja compatível , a empresa também pode prejudicar gravemente as vendas do título, se ele liberar o jogo no PS3. Grande parte do público-alvo do título é provável que ira atualizar para o PS4, potencialmente a venda de seus jogos e consoles existentes pode ajudar a financiar a transição. Já que os lançamentos Team Ico não são vendas historicamente grandes, dado o título que possui seis anos de desenvolvimento a empresa vai querer trazer dinheiro de volta, tanto quanto possível, e, assim, ele vai precisar assegurar que ele está chegando com o jogo ao mercado certo .
Para cada Killzone jogo, há um halo . Para cada jogo de Gran Turismo, há um Forza . Para cada Uncharted, há um Gears of War . Mas o que define Team ICO diferencia é a sua capacidade de sair dos limites que normalmente são associados com videos jogos – e que poderia ser um trunfo enorme para o PS4.
Embora seja verdade que os títulos do desenvolvedor nem sempre alcançaram o sucesso comercial que eles merecem, eles quase sempre chamam a atenção para as plataformas que eles pertencem, e não há nenhuma razão para acreditar que The Last Guardian vai ser diferente. Seu lançamento como um jogo de janela de lançamento chama a atenção séria para o PS4, e provavelmente terá um maior impacto sobre as perspectivas comerciais da plataforma do que qualquer uma das marcas acima mencionadas estabelecidas.
Além disso, a inovação é importante. A Microsoft sempre tentou se igualar a Sony em franquias de igual para igual, mas os títulos Team ICO são impossíveis de reproduzir. Liberando a mais recente aventura do estúdio sobre o PS4 não só ira adicionar um jogo exclusivo para o catálogo da plataforma emergente, mas também uma experiência exclusiva, do tipo que isso seria indisponível em qualquer outro lugar. Títulos de referência são raros em qualquer geração, mas ter um pronto dentro da janela de lançamento normalmente estéril daria ao próximo console da dona da plataforma uma enorme vantagem logo no início.
Fonte
Você acha que The Last Guardian vai ser liberado no PS4? Você ainda está ansioso pelo jogo? Deixe-me saber sua opinião?