Angel – 1997

Revolucionário na arte da escultura, hiper-realista, Ron Mueck, nasceu em Melbourne, na Austrália, em 1958.

Recebi um powerpoint contendo fotos e informações deste escultor, que faz da fibra de vidro o seu mármore. Na realidade, ele fazia marionetes. Fez isto a vida inteira e adquiriu tal perfeição que tornou-se arte. E que arte! Impressiona pelos detalhes de suas gigantescas obras, onde nada escapa para atingir o ideal de reprodução exata: cabelos, rugas, mesmo as menores, diferenças de cor em cada parte da pele, marcas e imperfeições.

“Esta é uma das enormes virtudes das obras de Ron Mueck: a fragilidade dos seres humanos apresentada de um modo cru, não seres humanos perfeitos mas precisamente o contrário. É essa qualidade que as torna insuportavelmente reais mas também profundamente emotivas, tocantes até, a que a escala monumental ou diminuta das figuras acrescenta uma estranheza inquietante. Simultaneamente reais e falsas, encarnam afinal a dualidade do ser humano, também portador, tal como Pinóquio, da verdade e da mentira.” – do blog Uncovering onde você pode encontrar mais informações sobre o artista e sua obra.


Mask 1997 158 x 153 x 124 cm

Detalhe de Pregnant Woman – 1 997

In Bed – 2000

Big Man – 1 998 – 1,83 mts altura
Segundo a crítica, este é, dentre as obras de Mueck,
o mais perfeito retrato da solidão humana.

Estas duas velhinhas também foram esculpidas.

Detalhe de face – Fala sério!!!

Boy – 1999 

Seated Woman – 1 997
Dá para acreditar que é apenas uma escultura?

Seated Woman – Detalhe das mãos


Não é o tipo de arte que goste, mas fiquei por demais impressionada e não dá para negar a genialidade do trabalho. E você, gostou?

Obrigada Índia pelo powerpoint de apresentação e também pelo botão do Link-me.

Deixe um comentário