Estive segurando a decisão sobre as armas dos personagens até agora, assim como sei de algumas outras pessoas fazendo o mesmo. É complicado porque uma arma tem isto, mas em compensação é fraca naquilo e por aí vai. Não tem uma que se possa dizer realmente boa ou a definitivamente melhor para determinado personagem, exceto talvez aquelas que serão vendidas no Shop Gilgamesh que só abre a partir da conclusão da Missão 46. E nem adianta ir direto lá tentar a sorte, porque ela só desbloqueia depois que fizer a 42, que só desbloqueia… enfim.
A questão de dinheiro já está relativamente resolvida e agora é decidir entre as opções disponíveis ou por armas coletadas ao longo do jogo ou que possam ser adquiridas nos shops Up the Arms ou Plautu´s.
Penso que a única forma de resolver esta complicação é elegendo um diferencial e seguir por ele e no caso das armas só pode ser a propriedade especial da arma, porque potencial de strengh e magia podem ser complementados com acessórios, mas a propriedade especial não pode ser obtida de nenhuma outra forma.
Para magia: Sorcere’s Mark (+100), Weirding Gliph (+150) e Magistral Crest (+200).
Para strength: Warrior’s Wristband (+100), Power Glove (+150) e Kaiser Knuckles (+200). Alguns podem ser conseguidos no jogo, outros no shop B&W ou sintetizados.
Então montei outras tabelas (ai ai, é karma isto):
Abreviações:
Propr. Espec. = Propriedades Especiais
Shop = Onde pode ser comprada ou localizada no jogo se não pode ser comprada
Magia = Limite máximo em cada uma das 3 formas da arma.
Strength = Limite máximo em cada uma das 3 formas da arma.
Catalizador = Para a segunda forma. O Trapezohedron é o catalizador de todas as armas para a terceira forma.
$ mil = Quantidade de Gil necessária para comprar o catalizador, se não tiver.
ARMAS DA LIGHTNING:
|
|
B
L
A
Z
E
|
E
D
G
E
d
|
G
L
A
D
I
U
S
|
A
X
I
S
|
H
A
U
T
E
|
O
R
G
A
N
I
X
|
L
I
O
N
|
L
I
F
E
|
Propr. Espec.
|
|
—
|
—
|
—
|
ATB
Charge |
Stagger
Lock |
?
Golpe
|
Stagger
Rápido |
HP up
c/raise
|
Shop
|
|
Up
|
Up
|
Up
|
Plautus
|
Plautus
|
Gilga.
|
Eden
|
Plautus
|
Magia Max
|
1ª
2ª
3ª
|
115
323
620
|
170
448
723
|
88
190
210
|
48
133
315
|
138
378
711
|
187
410
750
|
68
213
508
|
88
225
520
|
Strength Max
|
1ª
2ª
3ª
|
115
323
620
|
83
190
210
|
175
448
723
|
48
133
315
|
138
378
711
|
187
410
750
|
68
213
508
|
88
225
520
|
Catali-
Zador
|
2ª
|
Pero-
viski- te
|
Ada-
man-
tite
|
Ura-
nini
te
|
Ada-
man-
tite
|
Ura-
nini
te
|
Cobal-
tite
|
Scarle-
titite
|
Scarle-
titite
|
$ mil
|
|
30
|
220
|
45
|
220
|
45
|
17
|
100
|
100
|
ANÁLISE:
A Lightning usa um pouco mais de magia do que força, já que é boa como RAV e MED (magia), além de COM (strength), mas usa mais o RAV e o COM, de forma que necessita de uma arma com equilíbrio de força/magia.
Por este quesito, sua melhor arma seria a Organix, que ainda não pode ser obtida. A segunda melhor opção seria a Hauteclaire, só que esta arma tem a propriedade de impedir que dê Stagger, o que é péssimo, em minha opinião. A melhor opção, portanto, é a Blazefire, que não tem nenhuma propriedade especial.
As duas melhores propriedades especiais (dentro das opções disponíveis) passam a ser a LionHeart e a LifeSaber. A primeira faz com que dê stagger mais rapidamente e a segunda aumenta o HP quando ela usa raise na habilidade MED, o que penso que não é importante para a Lightning.
Portanto a questão fica entre a Blazefire que é a mais forte e equilibrada, mas não tem nenhuma propriedade especial e a Lionheart, que é mais fraca (mas nem tanto) e tem o stagger rápido. A diferença é de +/- 100 tanto em magia quanto em strengh. Com os acessórios Sorcere’s Mark e um Warrior Wristband elas se tornam iguais em magia e strengh, mas por conta do stagger:
ARMAS DA FANG:
|
|
B
L
A
D
E
D
|
P
A
R
T
I
S
A
N
|
D
R
A
G
O
O
N
|
S
H
A
M
A
N
I
C
|
T
A
M
I
N
G
|
P
A
N
D
O
R
A
N
|
P
U
N
I
S
H
E
R
|
G
A
E
B
O
L
G
|
Propr. Espec.
|
|
—
|
—
|
Reduz
magia
|
Reduz
Strg
|
Stagger
Lock
|
Causa
Debilit.
|
Stagger
= + TP
|
40% +
danos
|
Shop
|
|
Up
|
Up
|
Gilga
|
Gilga
|
Cap 11
|
Plautus
|
Plautus
|
Plautus
|
Magia Max
|
1ª
2ª
3ª
|
85
137
314
|
189
467
839
|
0
0
0
|
187
370
941
|
148
390
921
|
151
318
830
|
151
318
731
|
92
220
642
|
Strength Max
|
1ª
2ª
3ª
|
130
300
753
|
31
130
307
|
179
385
962
|
0
0
0
|
148
390
921
|
100
222
616
|
100
222
517
|
103
230
642
|
Catali-
Zador
|
2ª
|
Pero-
viski- te
|
Pero-
viski- te
|
Ura-
ni-
te
|
Ura-
ni-
te
|
Ura-
ni-
te
|
Scar-
leti- tite |
Scar-
leti- tite |
Scar-
leti tite |
$ mil
|
|
30
|
30
|
45
|
45
|
45
|
100
|
100
|
100
|
ANÁLISE:
Embora a tendência da Fang seja como COM (strength), ela é boa também em RAV, SEN, SAB (magia), portanto, necessita de magia e strength de igual forma e quanto mais equilibrada sua arma, melhor.
As duas armas sem propriedades especiais não possuem este equilíbrio. A Bladed previlegia a força física e a Partisan a magia. Não gostei de nenhuma.
Das armas que possuem propriedades especiais, 3 são negativos. Dragoon Lance reduz a magia, Shamanic reduz strength e Taming impede Stagger.
No modo SEN, A Pandoran causa debilitação no inimigo e a Gae Bolg usando Bravery causa 40% mais damage (80% na segunda e terceira forma). Não muito útil para COM, RAV ou SAB, mas ao menos não são negativos.
A Gae Bolg é mais balanceada no desenvolvimento de magia e strength e por isto:
ARMAS DO HOPE:
|
|
H
A
W
K
E
Y
E
|
N
I
N
U
R
T
A
|
M
A
L
P
H
A
S
|
S
I
M
U
R
G
H
|
A
L
I
C
A
N
T
O
|
V
I
D
O
F
N
I
R
|
A
I
R
W
I
N
G
|
O
T
S
H
I
R
.
|
Propr. Espec.
|
|
—
|
—
|
60%
-HP
|
Reduz
Magia
|
Stagger
Lock
|
+ 40%
Defesa
|
HP low
=Shield
|
Boost
|
Shop
|
|
Up
|
Up
|
Gilga
|
Gilga
|
Gilga
|
Plautus
|
Plautus
|
Plautus
|
Magia Max
|
1ª
2ª
3ª
|
193
506
917
|
137
378
612
|
205
520
832
|
0
0
0
|
110
374
608
|
134
300
713
|
72
205
441
|
114
260
713
|
Strength Max
|
1ª
2ª
3ª
|
27
204
202
|
137
378
612
|
205
520
832
|
168
395
926
|
110
374
608
|
46
128
305
|
98
231
526
|
66
178
513
|
Catali-
Zador
|
2ª
|
Pero-
viski-
te
|
Pero-
viski-
te
|
Pero-
viski-
te
|
Ura-
ni-
te
|
Ura-
ni-
te
|
Scar-
leti- tite |
Ura-
ni-
te
|
Scar-
leti- tite |
$ mil
|
|
30
|
30
|
30
|
45
|
45
|
100
|
45
|
100
|
ANÁLISE:
Hope é fortemente dirigido à magia, até pelo seu físico. Seu HP nunca será o mais alto e nem seu strength o maior. Ele é péssimo como COM e SEM, as duas habilidades que requerem força física. Desta forma, sua arma deveria privilegiar a Magia.
Das armas que não possuem propriedades especiais, a Hawkeye é a melhor em Magia, chegando a um total de 917 na terceira forma, mas a Ninurta é mais equilibrada e um pouco de strength nunca é demais. Difícil decidir.
Das armas que possuem propriedades especiais, parece que a Malphas reduz o HP em 60%. De qualquer forma, é inacessível no momento. A Simurgh reduz a magia a zero. (É louca?!) e a Alicanto bloqueia Stagger.
Sobram 3: A Vidofnir aumenta a defesa em até 40% na primeira forma e em até 80% nas segundas e terceiras formas, mas só quando o Hope está em modo SYN. A Airwing improvisa shield quando o HP está baixo na primeira forma e da segunda em diante ajuda a recuperar HP. A Otshirvani dá boost, mais rapidez nos ataques e stagger.
As duas últimas são boas opções, mas a Airwing é mais fraca em Magia e por isto:
(amanhã farei os quadros dos demais personagens: Vanille, Sahz e Snow.)
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