(FF XII) Chains, drop de itens raros e Monographs

by A Itinerante

Por André Anastácio

Chains, drops de itens raros e Monographs

Chain de 50 monstros sendo executada. Ao fazer isso você recebe um troféu

O termo Chain se refere a contagem de inimigos do mesmo tipo que forem mortos consecutivamente, sem ser interrompida por algum outro tipo de monstro sendo morto (como por exemplo matar apenas lobos, ignorando todo o resto). Essa contagem é mostrada pelo jogo acima da barra de HP e MP dos seus personagens (na imagem acima você vê uma chain de 50 executada).
Chains são importantíssimas pois a medida que você as mantém elas sobem de nível e quanto maior o nível, maior é a qualidade e a quantidade dos itens dropados.

Coisas que quebram suas chains:

  • Matar um monstro de tipo diferente.
  • Entrar em uma zona segura. É difícil dizer o que são as zonas seguras, mas de maneira geral são vilas maiores e cidades. Não significa toda área que tiver um cristal de save, pois algumas delas não são consideradas zonas de segurança. A maneira mais fácil de reconhecê-las é quando estiver com mais pessoas em sua party. Se quando você entrar em uma área apenas o Vaan aparecer (diferentemente das outras onde os três personagens da party aparecem) significa que você está em uma zona segura e sua chain será quebrada ao entrar ali.
  • Curar em um cristal de save. Apesar de nem todas as áreas com cristais serem zonas seguras, se curar sempre irá cancelar uma chain.
  • “Poaching” – Existe uma técnica chamada Poach que sacrifica o monstro em troca de loot. Matar um monstro dessa forma também quebrará sua chain.

As chains possuem 3 níveis e sempre que o nível da Chain sobe, a cor da contagem e daquele saquinho de loot muda (assim como o tamanho dele). A medida que o nível dela sobe, também aumenta as chances de drop assim como a quantidade itens que será dropado.

Antes de continuar a falar sobre chains, é preciso falar sobre os tipos de item que podem cair:
Common – Itens que possuem chance alta de cair (40%)
Uncommon – Itens que possuem chances medianas de cair (25%)
Rare – Itens que possuem chance baixa de cair (5%)
Very Rare – Itens que possuem chance baixíssima de cair (1%)

Os dados acima são a taxa de drop para uma chain LvL 0 (ou seja, sem nenhuma chain) a partir daí os dados se alteram da seguinte forma:

Chain LvL 1:
Common – 45%
Uncommon – 30%
Rare – 8%
Very Rare – 3%

Chain LvL 2:
Common – 50%
Uncommon – 35%
Rare – 12%
Very Rare – 5%

Chain LvL 3:
Common – 55%
Uncommon – 40%
Rare – 18%
Very Rare – 7%

Para subir o nível da chain, basta ir matando os monstros do mesmo tipo e ela subirá de maneira um tanto randômica. Entretando, existe um truque para que ela suba de nível mais rápido que é não pegar os drops iniciais que forem caindo. Em outras palavras, se você ignorar os itens dropados até que eles alcancem a maior qualidade, eles chegarão neste ponto mais rapidamente.

Para entenderem isso melhor, hoje mais cedo estava fazendo uma chain nos lobos de Dalmasca Eastersand. Estava os matando e pegando todos os itens dropados. Dessa forma, só alcancei Chain LvL 3 (drops dourados caindo) quando estava me aproximando de uma chain de 50 monstros. Após saber da dica, reiniciei o processo e fui matando lobos sem pegar os itens caídos. Estava com uma chain de aproximadamente 20 lobos quando já estava recebendo o loot do tipo dourado.

Existem ainda dois tipos adicionais de loot, mas que não são afetados pela chain. São eles os itens que sempre caem (como o Omega Badge que sempra irá dropar do Omega Mark XII) e os itens raros que só passam a dropar após você conseguir determinado Monograph (leia sobre o que eles são logo abaixo).

E o que são Monographs?
Monographs são um tipo de item vendido no Bazaar que tornam possível o drop de itens ainda mais raros de determinados mobs. Muitas das armas mais fortes do jogo precisam de itens que só passam a dropar depois de ter o Monograph necessário. Existem 7 deles e cada um libera o drop desses itens super raros para algum tipo de mob. Eles aparecem a venda no

Hunter’s Monograph – Libera loots especiais de Beasts e Avions – Complete a caçada do Thextera, e então fale com o mercante Gatsly em Muthru Bazaar. 18,000G.

Knight’s Monograph – Libera loots especiais de Giants e Insects – Fale com o dono de um shopping de armas 30 vezes. 19,000G.

Mage’s Monograph – Libera loots especiais de Fiends, incluindo Ichthians – Fale com o dono de um shopping de magia 25 vezes. 21,000G

Dragoon’s Monograph – Libera loots especiais de Dragons e Plants – Cheque o quadro de caçadas 40 vezes. 22,000G.

Sage’s Monograph – Libera loots especiais de Elementals – Fale com qualquer o proprietário de qualquer shopping 100 vezes. 25,000G.

Warmage’s Monograph – Libera loots especiais de Amorphs e Undead – Cheque o quadro de caçadas 20 vezes. 20,000G.

Scholar’s Monograph – Libera loots especiais de Constructs – Fale com o dono de um shopping de armaduras 20 vezes. 22,000G.

Vídeo tutorial do Sakura sobre como conseguir os Monographs:

Venha jogar conosco!

  

Posts relacionados

Deixe um comentário