Snow, Sahz e Vanille são o máximo em defesa, buff (aumento de status positivos para a equipe) e debuffing (redução de status para os inimigos). Eles precisarão de muita magia como suporte e um pouco de força para avalancar os golpes (não se mata monstro só com defesa, buff e debuffings).
Então vou montar a tabela de armas de cada um, lembrando das abreviações:
Propr. Espec. = Propriedades Especiais
Shop = Onde pode ser comprada ou localizada no jogo se não pode ser comprada
Magia = Limite máximo em cada uma das 3 formas da arma.
Strength = Limite máximo em cada uma das 3 formas da arma.
Catalizador = Para a segunda forma. O Trapezohedron é o catalizador de todas as armas para a terceira forma.
$ mil = Quantidade de Gil necessária para comprar o catalizador, se não tiver.
ARMAS DO SNOW
|
|
P
O
W
E
R
|
W
I
L
D
|
SA
CR
IF
CI
AL
|
F
E
Y
M
A
R
K
|
UN
SE
TT
IN
G
|
P
A
L
A
D
I
N
|
U
M
B
R
A
|
R
E
B
E
L
|
Propr. Espec.
|
|
—
|
—
|
Abaixa
HP
|
Zera
Str
|
Stagger
Lock
|
+
DEF
|
+ Prot
Equip
|
Recup.
Ráp.
|
Shop
|
|
UP
|
UP
|
Gilga
|
Gilga
|
Gilga
|
Plautus
|
Plautus
|
Plautus
|
Magia Max
|
1ª
2ª
3ª
|
38
125
202
|
140
383
717
|
266
565
1020
|
130
300
1050
|
53
126
205
|
88
213
510
|
120
265
620
|
70
257
611
|
Strength Max
|
1ª
2ª
3ª
|
198
513
925
|
140
383
717
|
266
565
1020
|
0
0
0
|
168
503
815
|
88
213
510
|
73
175
410
|
65
248
602
|
Catali-
Zador
|
2ª
|
Scar-
Leti-
tite
|
Pero-
viski-
te
|
Cobal-
tite
|
Ura-
Nini-
te
|
Scar-
Leti-
tite
|
Ura-
Nini-
te
|
Ada-
man-
tite
|
Scar-
Leti-
Tite
|
$ mil
|
|
100
|
30
|
17
|
45
|
100
|
45
|
220
|
100
|
ANÁLISE:
O Snow além de ser o melhor SEN de todos os 6 personagens, é um dos melhores COM, é bom como RAV e não é de todo ruim como SYN e SAB. Como sua primeira melhor habilidade requer magia e strength e a segunda melhor requer strengh, sua arma deve ser balanceada, exceto no caso de desejar usar o Snow apenas como RAV, SYN e SAB.
Das armas que não possuem nenhuma propriedade, a Power tem strength muito baixa, embora a magia seja boa. A Wild é uma excelente opção, além de bem balanceada, os números são altos.
Das que possuem propriedade, a Sacrificial, além de abaixar o HP, só pode ser comprada no Gilga, a Feymark zera o strengh e a Unsetting bloqueia staggers e descarto as 3.
Sobraram 3 armas com propriedade positivas. Quando está em SEN, a Paladian aumenta a guarda, e a Umbra aumenta a proteção para toda a equipe. Não são muito úteis quando ele estiver no modo COM ou RAV, SYN e SAB, mas são ótimos quando estiver em SEN. Das duas, a Paladian é mais balanceada entre strength e magia, mas em ambas é baixo para o potencial do SNOW.
Resta a Rebel que, além de ajudar a recuperar mais rápido quando o HP está baixo, o que é excelente, também tem strength e magia balanceados e melhores que as anteriores.
Ficamos entre a Rebel com sua propriedade de recuperação rápida e a Wild Bear sem propriedade, mas com melhores strength e magia. A diferença entre as duas é de aproximadamente 100 e com dois acessórios se igualam, restando a propriedade como diferencial e por isto:
ARMAS DO SAHZ
|
|
V
E
G
A
4
2
|
D
E
N
E
B
|
A
L
D
E
B
.
|
P
L
E
I
A
D
E
|
R
I
G
E
L
S
|
P
R
O
C
Y
O
N
|
A
N
T
A
R
E
S
|
S
P
I
C
A
|
Propr. Espec.
|
|
—
|
—
|
1º golp
0 str
|
Zera
Magia
|
Stagger
Lock
|
Mantém
Stagger
|
Bonus
Boost
|
+ DEF
|
Shop
|
|
UP
|
UP
|
Gilga
|
Gilga
|
Gilga
|
Plautus
|
Plautus
|
Plautus
|
Magia Max
|
1ª
2ª
3ª
|
139
390
822
|
249
636
1125
|
265
660
1150
|
0
0
0
|
165
504
1014
|
49
138
414
|
98
222
616
|
95
220
911
|
Strength Max
|
1ª
2ª
3ª
|
137
380
812
|
108
374
608
|
0
0
0
|
340
1140
1150
|
160
496
1006
|
94
260
620
|
92
216
610
|
46
140
713
|
Catali-
Zador
|
2ª
|
Pero-
viski-
te
|
Pero-
viski-
te
|
Co-
bal-
tite
|
Pero-
viski-
te
|
Ura-
Nini-
Te
|
Dark
Matter
|
Ura-
Nini-
Te
|
Scar-
Leti-
Te
|
$ mil
|
|
30
|
30
|
17
|
30
|
45
|
840
|
45
|
100
|
ANÁLISE:
O Sahz é uma complicação. Suas habilidades primárias são SYN, RAV e COM, mas ele é melhor como SEN e SAB do que como COM. Tem um desempenho acima da média em SYN (seu Haste é formidável), é bom como RAV, razoável como SEN e SAB, ruim como COM e pior ainda como MED. De forma geral é um personagem para magia e sua arma deve explorar esta tendência.
Tendo este critério em mente, das armas que não possuem nenhuma propriedade específica, a Deneb Duellers seria a melhor opção.
Das armas que possuem propriedade, a Aldebarans tem o Firstrike (primeiro golpe), mas é inacessível no momento, pois não é encontrada no jogo e só vende em Gilgamesh e também zera o strength. A Pleiades, que zera a magia, sem comentários. Eliminada, da mesma forma que a Rigels, que impede Stagger.
A Procyon tem a melhor propriedade, porque mantém o Stagger por mais tempo, mas tem duas desvantagens: pouca magia e o custo do catalizador.
Sobram a Antares e a Spica Defenders. A Antares dá bônus de rapidez, mas tem menos magia e até mesmo menos strength que a segunda (e sua propriedade nem é lá tão significativa).
Resta a Spica que tem boa magia, bom strength e ainda aumenta a duração dos buffs de defesa quando no modo SYN (em 40% na primeira forma e em até 80% na segunda forma).
Assim, as melhores opções passam a ser a Deneb Duellers com sua magia máxima de 1.125 e a Spica Defenders com magia máxima de 911. A diferença é de mais de 200. Haja acessório para compensar. Além disto, em strength, na primeira e segunda forma, a Deneb é bem melhor do que a Spica. Mas… O aumento de até 80% na duração dos buffs não é nada desprezível.
As duas armas são boas e só porque tenho que escolher uma, pelos números em magia (principalmente) e strength e porque uso mais o RAV do que o SYN normalmente:
(Aí está, Fabrício. Espero que ajude na sua decisão.) 😀
ARMAS DA VANILLE
|
|
B
I
N
D
I
N
G
|
PE
AR
LW
IN
G
|
R
O
D
OF
T
|
T
I
G
E
R
|
H
E
A
V
E
N
|
H
E
A
L
E
R
S
|
MI
LS
TI
LT
EI
NN
|
BE
LL
AD
ON
NA
|
Propr. Espec.
|
|
—
|
—
|
—
|
1º
Golpe
|
Stagger
Lock
|
+
Cura
|
KO eq
=+HP
|
+De-
buff
|
Shop
|
|
UP
|
UP
|
UP
|
Gilga.
|
Giga
|
Plautus
|
Plautus
|
Plautus
|
Magia Max
|
1ª
2ª
3ª
|
37
138
216
|
140
381
912
|
131
436
709
|
198
516
828
|
161
495
807
|
48
180
424
|
131
335
807
|
131
335
807
|
Strength Max
|
1ª
2ª
3ª
|
168
442
715
|
27
123
201
|
131
436
709
|
198
516
828
|
80
247
403
|
48
180
424
|
65
167
403
|
65
167
403
|
Catali-
Zador
|
2ª
|
Pero-
viski-
te
|
Pero-
viski-
te
|
Pero-
viski-
te
|
Co-
bal-
tite
|
Ura-
Nini-
Te
|
Ada-
man-
tite
|
Scar-
Leti-
Te
|
Ura-
Nini-
Te
|
$ mil
|
|
30
|
30
|
30
|
17
|
45
|
220
|
100
|
45
|
ANÁLISE:
Vanille é uma das mais fracas em HP, só perdendo para o Hope, mas ele ganha em Magia, onde ela é a segunda melhor. Em strength, também fica em 2º posição como uma das mais fracas, só um pouco melhor que Hope.
É a melhor SAB de todos e a 2º melhor MED, depois tem bom desempenho em RAV, relativo em SYN e é péssima em SEN e COM. Portanto, ela precisa de uma arma com magia, basicamente.
Olhando as armas sem propriedades especiais, pelo critério da magia, a melhor é a Pearwing, embora eu particularmente não goste nada de ser fraca em strength (mesmo que não vá precisar.) lol
Das que possuem propriedades especiais, descarto a Tiger por só ser vendida em Gilgamesh e não ter no jogo. Ela dá o primeiro golpe, mas como todas as armas especiais daquele shop, ela tem uma propriedade negativa que é a redução do carregamento da ATB e baixa do rate de ataque. : (
Vou eliminar também a Heavenly Axix por impedir Stagger e a Healer’s por ter magia muito baixa, embora aumente em 10% sua capacidade como MED na primeira forma e 20% na segunda forma. Restam:
– Milstilteinn. Quando um membro da equipe tem KO, aumenta a força e a magia da Vanille, o que naturalmente irá favorecer a probabilidade do uso de Raise, para reviver quem morreu.
– Belladonna. Aumenta em 20% sua capacidade como SAB na primeira forma e até 40% na segunda forma.
Elas são absolutamente iguais em números de strength e magia. Pela propriedade, dependerá de seu papel na equipe, mas penso que ninguém usará a Vanille e o Hope juntos e que estando a Vanille presente, sua habilidade de médica será muito mais requerida do que a de SAB. Sem esquecer do RAV. Desta forma, a propriedade de SAB faz pouca diferença e por isto:
Vou de Belladonna para a Vanille.
…
Agora que já escolhi os personagens de minha equipe, montando a Killer e defini as armas de cada um, faltam os paradigmas e os acessórios. Estes serão meus próximos temas, além, é lógico, das postagens sobre meu jogo.
Bom final de semana para todos e obrigada pela visita. :DD