O designer executivo de narrativa da Microsoft Games Studios Tom Abernathy expôs a sua visão sobre a indústria numa apresentação durante os painéis do evento GDC, a decorrer até Sábado, onde destacou a actual mudança para narrativas mais diversificadas e em que as protagonistas femininas ganham maior legitimidade.
Neste aspecto da indústria frequentemente debatido, Abernathy deu um exemplo pessoal onde se deparou com o frustrante desejo de comprar um jogo com uma protagonista feminina para a sua filha. Abernathy defende por isso que o desenvolvimento de conteúdo mais abrangente (incluindo diferentes etnias, sexos ou orientações sexuais) é positivo para a industria e que existe mercado para jogos fora da norma que actualmente é denominada como main-stream.
O designer disse que a indústria dos videojogos tem demorado a evoluir na referida diversidade mas que sente o mercado a mudar: “As mulheres não são uma especial pequena porção do mercado à beira do mainstream. As mulheres são actualmente o novo núcleo do mercado”, concluindo que os jogadores são os principais motores da mudança: “A nossa indústria, a nossa arte e o nosso negócio é conduzido de forma a reflectir a diversidade da nossa audiência e reproduzir esse reflexo nos jogos”.
Pesquisas de mercado conduzidos pela Entertainment Software Association e pela PopCap Games apresentaram números relativos aos jogadores que residem nos USA mostrando que cerca de 30% são mulheres e que os jogadores do sexo masculino com menos de 18 anos representam apenas 18% do mercado.