Koudelka, o game que revolucionou os jogos de estratégia

by A Itinerante

Koudelka é um game da extinta SNK lançado na era 32 bits, ainda no PSOne. Na época, os jogos de RPG e estratégia eram uns dos principais gêneros a criar novas franquias, mas o título, apesar da qualidade, ficou esquecido no passado. Entenda por que esse clássico deveria voltar:

Um novo conceito de estratégia
Para a época, os gráficos poligonais do game encantavam, principalmente pelo ambiente externo, em corredores e salas bem detalhados e inimigos bem diversificados. O som também ajudava a manter o clima sombrio do game, que possuía uma pegada sobrenatural, colocando o jogador no controle de uma médiun que dá nome ao jogo.
A jogabilidade era uma mescla entre elementos de RPG e estratégia. A cada rodada, os personagens podiam se movimentar em números limitados de quadrados para alcançar distancias ideais para seus ataques ou se afastar dos inimigos. Os golpes poderiam ser efetuados através de armas de fogo, feitiços ou combate corpo a corpo, dependendo dos seus equipamentos.
Apesar de contar com 4 CDs, o game não era tão longo e em cerca de 10 horas era possível completar a aventura. Uma pena, pois quem teve a oportunidade de jogar Kouldelka, sabe o quanto o jogo era viciante e divertido.
Tem tudo para voltar
Kouldelka poderia e merecia ganhar um remake ou uma continuação de qualidade nos consoles atuais. Seria interessante pensar que a volta do game agitaria um gênero que a cada dia recebe menos títulos: os games de estratégia em turnos. É possível contar nos dedos as franquias que ainda produzem jogos nesses moldes, destaque para a série Disgaea.
Porém, dificilmente algum estúdio ou produtora se interessaria em desenterrar uma franquia abandonada desde a era 32 bits. Quem sabe um remake em HD, pelo menos?
Confira um pouco do gameplay do jogo no vídeo abaixo:

Posts relacionados

Deixe um comentário