Editora explicou porque apesar de um maior esforço para jogos de grande orçamentos, de qualidade e até em polonês, ficarem abaixo da expectativa.
Uma queda “enorme” nas vendas norte-americanas é a grande responsável por jogos de grande orçamentos da Square Enix como Tomb Raider, Hitman: Absolution e Sleeping Dogs terem pequena aproximação de suas metas de vendas.
Em documentos da empresa publicados esta semana a Square Enix disse que apesar dos jogos receberem pontos geralmente favoráveis dos critícos, níveis de vendas que a empresa esperava não são atingidos.
Esta semana a Square Enix colocou as deficiências em contexto. Com base em gênero, conteúdo e pontuações, a empresa disse que era esperado que Tomb Raider movesse 5 a 6 milhões de unidades, enquanto Sleeping Dogs e Hitman: Absolution deveria ter vendido 2 a 2,5 milhões e 4 a 5,5 milhões de unidades cada um, respectivamente.
“O mercado europeu foi em geral suave”, explicou a Square Enix. “No entanto, o que nos afetou mais foi a queda enorme de vendas norte-americanas. Não só as vendas foram lentas, mas também fomos atingidos pelos custos adicionais para lidar com os canais de distribuição, como a proteção de preços e descontos, que colocaram uma enorme pressão sobre o nosso lucro e perda”.
A Square Enix espera ver uma “perda extraordinária” para o ano financeiro da empresa encerrado em 31 de Março. A empresa nomeu um novo presidente Yosuke Matsuda que substituiu o antigo chefe executivo Yoichi Wada para transformar a empresa ao redor dos novos tempos. Ele prometeu uma revisão abrangente da empresa.
Opinião: Uma empresa que desenvolvia jogos que são considerados lendas dos games, como Final Fantasy VII, Parasite Eve, Saga Frontier, XenoGears passar por uma situação dessas é lamentável ter que se apoiar em jogos de terceirizadas. É fato que se o Versus XIII houvesse sido lançado esses números seriam bem diferentes.