FF XIV – Raças, Classes e Sistema de Combate

by A Itinerante
Por André Anastácio

Olá Pessoal,

Nessa segunda postagem sobre Final Fantasy XIV, quero introduzir alguns pontos chaves sobre a jogabilidade do jogo e seu sistema de classes. Se você ainda não conhece o universo de Final Fantasy XIV, recomendo ler minha primeira postagem sobre o jogo clicando aqui.


Classes

O jogo possui um sistema de classes e Jobs que funcionam da seguinte forma:

Você seleciona uma classe inicial e, ao chegar ao level 30, faz uma quest especial para desbloquear o Job que funciona como uma forma avançada daquela classe inicial. O jogo possui, hoje, um total de 18 Jobs, sendo 11 do jogo base, 3 da expansão Heavensward, 2 da Stormblood e 2 da mais recente Shadowbringers.


Estas classes estão divididas entre Disciples of War (Jobs focados em atributos físicos) e Disciples of Magic (Jobs focados na utilização de magia). É importante saber esta divisão pois muitas vezes o jogo divide quem pode usar determinado equipamento através dela.

E gente, eu estou amando o sistema de Jobs do XIV! Se tem uma coisa que é capaz de me prender totalmente em um jogo é um sistema de classes bem feito, e a execução deste aspecto no XIV é sensacional. Cada uma das classes possui um estilo de jogabilidade completamente diferente do outro e o balanceamento tem funcionado muito bem, permitindo que você realmente tenha liberdade para jogar com aquilo que achar divertido sem se sentir prejudicado por não estar jogando “com uma classe boa”.


Eu sempre gostei muito de jogar com healers em MMOs e estou atualmente jogando com dois deles no XIV: Scholar e Astrologian. Scholar possui um pet que me auxilia nas curas e eu utilizo uma mistura de heals instantâneos e heals em área para manter o grupo vivo e aplicar shields que protegem os integrantes. Já o Astrologian utiliza um sistema no qual puxo cartas de um baralho e recebo buffs para aplicar em membros específicos do grupo. Enquanto isso preciso transitar entre um modo onde minhas magias aplicam uma cura ao longo do tempo e um outro modo onde minhas curas aplicam shields para proteger o grupo. É basicamente o healer mais divertido que já joguei e o funcionamento é tão dinâmico e diferente que é provável dessa ser minha classe principal ao longo do jogo. Sem falar nas animações das magias que são lindas e dá até pra me distrair e errar nas lutas enquanto fico observando o show que é executar algumas skills durante as boss fights. Vejam o vídeo que está mais abaixo nesse post, sério.


Outro dos diferenciais de FF XIV é que você pode ter todas as classes do jogo no mesmo personagem, bastando alcançar nível 10 com qualquer uma delas pela primeira vez para poder transitar livremente dentre as outras. É só fazer a quest inicial da classe que deseja liberar e pronto, já pode upar aquela classe também no mesmo personagem. O jogo até salva os equipamentos e configurações de Interface que você cria para cada Job para ser o mais prático o possível alternar entre eles.

A seguir falarei um pouco sobre cada Job para tentar dar uma luz para quem tem dúvidas sobre elas. Ao final deste trecho vou deixar um vídeo com Gameplay mostrando como cada uma delas funciona.


Warrior


Disciple of War
Classe Inicial – Marauder
Arma – Greataxe
Cidade Inicial – Limsa Lominsa
Funcionalidade – Possui HP alto e várias habilidades que os permite causar grandes quantidades de dano. Faz uso de habilidades físicas para se defender enquanto atrai a atenção dos inimigos, portanto pode ser utilizado como Tank. Para compensar pelo alto HP, não possui muitas habilidades de suporte.
Esse é o clássico Tank lento e pesado, portanto se você gosta de jogar com aqueles personagens parrudos que possuem armaduras grandes e carregam machados enormes, talvez esta seja uma boa classe para você.

Paladin

Disciple of War
Classe Inicial – Gladiator
Arma – Sword and Shield
Cidade Inicial – Ul’dah
Funcionalidade – Paladinos possuem várias skills para gerar Enmity (faz com que os monstros ataquem ele) e mitigar dano. É um dos melhores tanks quando se trata de mitigar dano e pode até mesmo receber dano em lugar dos membros do grupo mas, para compensar, são os tanks com menor capacidade ofensiva.
É um bom tank para raids e é mais ágil do que os Warriors (eu odeio personagens lentos), então é provavelmente é o tank que jogarei um dia caso vá me aventurar para estes campos.

Dragoon

Disciple of War
Classe Inicial – Lancer
Arma – Polearm
Cidade Inicial – Gridania
Funcionalidade – Dragoons possuem um estilo de combate aéreo, no qual o player usa constantemente skills que executam saltos e dão dano em área. Possui longos combos e certos requerimentos de posicionamento para maximizar seu desempenho no combate.
Dragoons são o máximo e vivenciam uma história muito interessante enquanto você upa na qual eles possuem ligação com terríveis dragões da história de Eorzea, e a animação de suas skills junto com suas armaduras e lanças fazem ser uma classe especialmente estilosa.

Monk

Disciple of War
Classe Inicial – Pugilist
Arma – Fist Weapons
Cidade Inicial – Ul’dah
Funcionalidade – Monks são ágeis lutadores físicos que precisam rotacionar corretamente suas habilidades a fim de manter seu buff ofensivo. São extremamente dependentes de seu posicionamento durante as lutas para maximizar seu dano, portanto é uma das classes que mais se movimenta durante os combates.
Se você quer ser um DPS porradeiro, ágil e que se move constantemente durante as lutas, os Monks são uma ótima escolha para você pois sua capacidade de dano é excelente.


Ninja


Disciple of War
Classe Inicial – Rogue – Não é possível iniciar o jogo sendo Rogue. Você precisa começar com alguma outra classe (de preferência uma que comece o jogo na mesma cidade que Rogues) e ao level 10 poderá desbloquear outra classe e liberar o Rogue.
Arma – Daggers
Cidade Inicial – Limsa Lominsa
Funcionalidade – Ninjas são lutadores furtivos com boa capacidade ofensiva. Devem rotacionar suas habilidades em ordem específica para habilitar Ninjutsus que causam os mais diversos efeitos nos aliados e nos inimigos, podendo até enfraquecer o alvo para que todos os aliados causem mais dano nele.
Ninjas possuem combos complexos mas são uma classe extremamente útil em raids (portanto são muito procurados) e seu sistema de Ninjutsus é bem interessante e diferente, então vale a pena conferir se você curte jogar com classes furtivas.


Bard


Disciple of War
Classe Inicial – Ranger
Arma – Bow
Cidade Inicial – Gridania
Funcionalidade – Bardos causam dano com seus arcos enquanto, simultaneamente, usam sua harpa para tocar cancões que causam diversos efeitos positivos nele e em seus aliados próximos. Possui forte função de suporte.
O Bardo foi a classe que escolhi para começar a jogar e foi uma excelente escolha! Eles possuem dano o suficiente para se auto sustentar bem, as quests específicas da classe são bem interessantes e quando você começa a aprender as canções para beneficiar você e seu grupo, a jogabilidade fica bem completa e dinâmica.


Black Mage


Disciple of Magic
Classe Inicial – Thaumaturge
Arma – Staff
Cidade Inicial – Ul’dah
Funcionalidade – Black Mages são os magos clássicos de FF. Sacrificam sua mobilidade para conjurar magias extremamente poderosas tanto em área como em alvo único. Sua rotação gira em torno de balancear Astral Fire, para causar mais dano mas aumentar o custo das magias e Umbral Ice, onde causa dano reduzido mas recupera facilmente o MP.
Joguei um pouco com Black Mage e curti bastante o que vi até agora. É uma classe bem direta ao ponto e possui uma gameplay fácil de aprender, mas difícil de masterizar, pois você precisará se posicionar bem para se mover o menos o possível e executar suas sequências de magias com agilidade e liberar todo o poder destrutivo dos Black Mages.


Summoner


Disciple of Magic
Classe Inicial – Arcanist
Arma – Books
Cidade Inicial – Limsa Lominsa
Funcionalidade – Summoners invocam versões miniaturas dos Primals e canalizam sua energia para causar grandes quantidade de dano. Boa parte de seu poder de ataque vêm de efeitos que causam dano ao longo do tempo (damage over time) e, juntamente com Red Mage, são os únicos DPS que podem ressuscitar os aliados.
É a classe DPS que escolhi usar atualmente e provavelmente será minha favorita do estilo! O funcionamento juntamente com os Pets é muito interessante e o combo que faço a partir do level 50 é tão divertido e satisfatório que não dá vontade de parar de combater monstros e bosses lol

Scholar

Disciple of Magic
Classe Inicial – Arcanist
Arma – Book
Cidade Inicial – Limsa Lominsa
Funcionalidade – Scholars são healers que utilizam uma fada como Pet para auxiliar no suporte do grupo. Possuem heals diretos e escudos que podem proteger os aliados de uma quantidade do dano recebido.
Este foi o primeiro healer que joguei no jogo e rapidinho me apaixonei. Possui heals individuais e heals em área que aplicam shields nos integrantes do grupo e a capacidade ofensiva dessa classe também é excelente! Não é lá tão complexo como o Astrologian então é um bom healer para quem quer começar a jogar com as classes que curam.

White Mage

Disciple of Magic
Classe Inicial – Conjurer
Arma – Wands e Canes
Cidade Inicial – Gridania
Funcionalidade – White Mages são os healers clássicos da série FF. Possuem diversos tipos de heal direto e até mesmo uma moderada capacidade ofensiva. Possui foco em heals castados.
Apesar de eu ainda não ter jogado com White Mage, eles são bem direto ao ponto e são a única classe que pode ser healer desde o level 1. Os heals são poderosos e eles facilmente topam a vida do grupo inteiro. Esta é, atualmente,  a classe healer que possui o maior poder ofensivo durante as dungeons.

Blue Mage

Disciple of Magic
Funcionalidade – O Blue Mage é uma classe bem diferente das outras. Foi criada apenas para ser uma experiência diferente para jogadores solo e nem sequer pode entrar na maior parte do conteúdo em grupo do jogo. Diferente dos outros Jobs, Blue Mages aprendem suas habilidades copiando as skills dos seus inimigos.
Ainda não joguei com essa classe e, pelo que já vi, não é algo que vá me interessar, rs. O lance de copiar as skills dos monstros é até interessante, mas por ser uma classe extremamente limitada não me chama a atenção.

Dark Knight

Disciple of War
Expansão Heavensward
Arma – Greatsword
Classe Inicial – Não precisa. Já começa no level 30
Funcionalidade – Dark Knight é uma das classes que foram adicionadas na expansão Heavensward, portanto é preciso finalizar toda a campanha do jogo base para iniciar a expansão e liberar a cidade de Ishgard, que é onde está a guilda deste Job. É um tanker que utiliza poderes sombrios para se manter vivo enquanto atrai inimigos e resiste ao dano causado por eles.
Pelo que já vi em vídeos o principal elemento da jogabilidade deste tanker é o controle do MP que você usará constantemente para se defender e atacar. Possui também um efeito bem interessante onde se torna um morto vivo ao morrer e só morrerá definitivamente caso não seja curado dentro de um período de tempo após este efeito ativar. Até onde sei, é um tanker bem interessante mas exige um tempo para aprender de verdade.

Astrologian

Disciple of Magic
Expansão Heavensward
Arma: Star Globe
Classe Inicial – Não precisa. Já começa no level 30
Funcionalidade – Astrologian é uma das classes que foram adicionadas na expansão Heavensward, portanto é preciso finalizar toda a campanha do jogo base para iniciar a expansão e liberar a cidade de Ishgard, que é onde está a guilda deste Job. É um healer que utiliza o poder de cartas e constelações para curar e gerar barreiras ao redor dos membros do grupo.
A primeira coisa que fiz após terminar a história do jogo base foi cumprir os requisitos para liberar esse Job para jogar um pouco com ele e, cara, que coisa apaixonante. É, de longe, o healer mais divertido que já joguei em jogos deste tipo. Possui muita funcionalidade dentro do grupo pois fica constantemente puxando cartas de seu baralho astrológico e, dependendo da carta que sair, posso utilizar buffs em membros específicos do grupo. Além disso é preciso ficar constantemente alternando entre auras que mudam a forma com que as magias funcionam e beneficiam o grupo, fazendo com eu esteja ocupado tomando decisões o tempo todo e melhorando a funcionalidade de todo mundo quando as tomo da maneira ideal.

Machinist


Disciple of War

Expansão Heavensward
Arma: Firearm
Classe Inicial – Não precisa. Já começa no level 30
Funcionalidade – Machinist é uma das classes que foram adicionadas na expansão Heavensward, portanto é preciso finalizar toda a campanha do jogo base para iniciar a expansão e liberar a cidade de Ishgard, que é onde está a guilda deste Job. Machinists utilizam equipamentos e armas para causar dano e dar suporte ao grupo. Fazem sua rotação buscando ativar um buff que os permite causar uma grande quantidade de dano em um curto espaço do tempo.

Samurai


Disciple of War
Expansão Stormblood
Arma: Katana
Classe Inicial – Não precisa. Já começa no level 50
Funcionalidade – Samurai é uma das classes que foram adicionadas na expansão Stormblood. Para criar um, é preciso upar qualquer classe até o level 50 para liberar a Quest que desbloqueia esse Job em Ul’dah. O Samurai é uma classe extremamente focada em dano, por isso não possui praticamente nenhuma forma de dar suporte ao grupo. Possui duas formas de energia que aumentam ao causar dano e são usadas para gerar poderosos combos em seguida.
É uma classe lenta, por isso não faz muito meu estilo, mas pelo que vi os números de dano causado são tão altos que é uma classe muito procurada dentre os grupos.

Red Mage


Disciple of Magic
Expansão Stormblood
Arma: Rapier
Classe Inicial – Não precisa. Já começa no level 50
Funcionalidade – Red Mage é uma das classes que foram adicionadas na expansão Stormblood. Para criar um, é preciso upar qualquer classe até o level 50 para liberar a Quest que desbloqueia esse Job em Ul’dah. Red Mages combinam White e Black Magic e até mesmo habilidades físicas para mesclar um estilo único de combate onde, hora eles ficam de perto e executam ataques com sua Rapier e hora ficam de longe enquanto executam magias.
É uma das classes que tenho muita curiosidade para experimentar, pois a jogabilidade é bem dinâmica e o mix de Magias + Golpes de espada fazem o estilo de combate ser bem diferente.

Gunbreaker


Disciple of War
Expansão Shadowbringers
Arma: Gunblade
Classe Inicial – Não precisa. Já começa no level 60.
Funcionalidade – Gunbreaker é uma das classes que foram adicionadas na expansão Shadowbringers. Para criar um, é preciso upar qualquer classe até o level 60 para liberar a Quest que desbloqueia esse Job em Gridania. O Gunbreaker é mais novo Tank disponibilizado no jogo e usa artes de combate utilizando sua Gunblade para mitigar o dano recebido enquanto gera dano.
Gunbreakers são excelentes tankers e se você curte FF VIII, talvez seja um bom lugar para começar por já se sentir em casa enquanto brinca com sua Gunblade rs.

Dancer


Disciple of War
Expansão Shadowbringers
Arma: Throwing Weapons
Classe Inicial – Não precisa. Já começa no level 60.
Funcionalidade – Dancer é uma das classes que foram adicionadas na expansão Shadowbringers. Para criar um, é preciso upar qualquer classe até o level 60 para liberar a Quest que desbloqueia esse Job em Limsa Lominsa. Dancer é um ranged DPS que causa dano enquanto executa os movimentos de dança. Possui também boa capacidade de suporte para o grupo.
Ainda não pude jogar com Dancers, mas definitivamente são uma classe bem interessante e pelo que já vi deles nos grupos afora, funcionam muito bem e possuem uma excelente capacidade ofensiva.




O Youtuber Larryzaur fez um excelente vídeo onde ele demonstra um pouco da jogabilidade de cada classe, com exceção das duas que vieram na expansão Shadowbringers (Dancer e Gunbreaker). O trecho de gameplay começa nos 2:05 do vídeo abaixo:


Jogabilidade

Se você nunca jogou um MMO, talvez ache o sistema um tanto diferente a princípio.
Você possui uma barra de ações na qual poderá inserir suas skills a medida que as aprende e associá-las a algum botão ou comando para ser executada. Existem ações instantâneas, que são executadas imediatamente ao serem apertadas, e outras que serão carregadas ao pressionar o botão e executadas quando a barra de carregamento estiver completa. É semelhante ao ATB visto nos outros jogos da série e basicamente o mesmo sistema visto em Final Fantasy XII.

Teclado + Mouse x Dualshock 4

É possível jogar utilizando o controle do PS4 ou um conjunto de teclado e mouse. No Ps4, basta plugar o mouse e teclado nas portas USB e eles funcionam instantaneamente.


Joguei nas primeiras semanas utilizando o controle mas depois troquei para Mouse e Teclado, e o que posso dizer é que cada modo possui algumas vantagens. A jogabilidade no controle funciona melhor do que eu pensava ser possível, principalmente a movimentação que é algo fundamental neste jogo. Final Fantasy XIV possui lutas insanas onde você precisa se movimentar constantemente e parar nos pontos onde estará seguro dos ataques dos bosses. Em muitas lutas, não conseguir se posicionar corretamente pode fazer com que você morra, portanto não subestime a importância de conseguir se movimentar bem. Em compensação, o mouse funciona melhor quando se trata do acesso aos elementos da Interface do jogo. No controle de PS4, você pode passar o dedo sob o sensor do controle para “simular” um mouse ou pressioná-lo para baixo para fazer com que o cursor transite automaticamente dentre todos os elementos que estiverem na tela, mas isso é apenas um quebra galho. É possível se acostumar, claro, e nos últimos dias com controle eu já estava bem ágil enquanto transitava pelos menus, mas é indiscutível que o Mouse faz o mesmo trabalho com muito mais facilidade.


No PS4 você possui um conjunto de dois grupos e cada um deles possui 8 slots para skills. Você acessa o conjunto da esquerda segurando L2 e apertando o botão correspondente a skill que deseja lançar e faz o mesmo para o conjunto ao lado direito segurando R2. Funciona muito bem e é possível executar sua rotação com bastante agilidade desta forma.

Cross Hotbar do PS4
Você pode configurar oito conjuntos como o mostrado acima e pode transitar entre eles livremente durante o combate, permitindo que você consiga inserir dezenas de skills em suas barras.

Atributos

A seguir só uma passada rápida pelos atributos que você poderá encontrar nos equipamentos do jogo para entender melhor o que é o ideal para usar em seu personagem. Fiquei um pouco perdido nessa parte durante meus primeiros dias então acho legal registrar aqui.

  • Strength – É um dos atributos primários para os Jobs Dragoon, Monk, Samurai, Warrior, Paladin, Dark Knight e Gunbreaker. Aumenta o dano causado pelas suas habilidades físicas e também aumenta o dano mitigado quando Tanks executam Blocks e Parries.
  • Dexterity – É um dos atributos primários para os Jobs Bard, Ninja, Machinist e Dancer. Aumenta o dano causado por suas habilidades físicas.
  • Intelligence – É um dos atributos primários para os Jobs Black Mage, Summoner, Red Mage e Blue Mage. Aumenta a potência mágica e o dano causado pelas habilidades ofensivas destes Jobs.
  • Mind – É um dos atributos primários para os Jobs White Mage, Scholar e Astrologian. Aumenta a potência da Cura causada por essas classes e o dano de suas habilidades ofensivas.

Propriedades Ofensivas:

  • Critical Hit Rate – Aumenta a chance das habilidades de dano e cura gerarem efeito crítico, assim como a potência deste efeito.
  • Determination – Aumenta o dano causado por todos os tipos de habilidade assim como os efeitos de cura.
  • Direct Hit – Aumenta as chances de suas habilidades causarem dano direto, que possui o dano um pouco maior que o dano normal.

Propriedades Defensivas:

  • Defense – Reduz o dano recebido de ataques físicos.
  • Parry – Aumenta as chances de defender ou defletir ataques.
  • Magic Defense – Reduz o dano recebido de ataques mágicos.

Propriedades Físicas:

  • Attack Power – Aumenta o dano causado por ataques físicos. Subir o atributo primário de sua classe (Strenght e Dexterity) também aumenta este atributo.
  • Skill Speed – Reduz o tempo necessário para castar e o período de recarga das skills de arma.

Propriedades Mentais:

  • Attack Magic Potency – Aumenta o dano causado por Spells.
  • Healing Magic Potency – Aumenta a quantidade de HP curado pelas suas Spells.
  • Spell Speed – Reduz o tempo para castar e o período de recarga das Spells.

Propriedades exclusivas para determinado Job:

  • Piety – Aumenta a regeneração de MP. Só se aplica para Healers.
  • Tenacity – Aumenta dano e cura gerada. Reduz dano recebido. Só se aplica para Tankers.


Pessoal, é isso. Dá pra ficar dias falando sobre detalhes menores da jogabilidade do jogo e outros sistemas como profissão, raids, dungeons, trials e por aí vai, mas meu objetivo aqui é só ajudar quem está iniciando a não se sentir tão perdido durante os primeiros momentos dentro do jogo. Qualquer dúvida é só procurar socorro lá no nosso grupo do Whatsapp.


Posts relacionados

Deixe um comentário