Stellar Blade – Análise de Demo

by A Itinerante

Quero começar esse vídeo trazendo uma informação nova sobre mim pra vocês: Nier Automata está entre meus jogos favoritos da geração passada. Sendo assim, a ideia de um novo jogo de ação que claramente traz inspirações nele me empolgou logo que Stellar Blade foi anunciado. Pra melhorar tudo isso, recentemente jornalistas que experimentaram disseram que o jogo tem também um combate altamente inspirado em Sekiro que, com sua mecânica de Parry extremamente bem feita, possui um excelente e satisfatório sistema de combate. A soma dessas duas informações me fez ficar muito apreensivo pra testar a demo de Stellar Blade que foi lançada hoje e eu trago aqui minhas impressões delas pra vocês, vamos lá! (Versão em Texto logo abaixo)

O jogo se passa em um futuro onde a terra foi tomada por alienígenas e cabe a nós, um grupo de androides, recuperá-la de alguma forma. A demo já começa nos lançando em uma de nossas missões e tomamos o controle de Eve, uma dessas androids durante sua duração. Não temos muito em termos de história para ver aqui já que o foco da Demo está na gameplay do jogo, então, no momento, esta ideia inicial pode acabar sendo genérica demais ou se desenrolar em algo surpreendente.

Os cenários e a ambientação são os esperados considerando a premissa do jogo, com visuais interessantes mas que não se destacaram positivamente em momento algum. O mesmo vale para o Design dos monstros vistos inicialmente, os quais, exceto por um deles em específico, pareceram um tanto genéricos e sem características especiais marcantes. Consideremos, no entanto, que se trata de uma Demo, então inimigos melhores provavelmente nos aguardam na versão final.

O jogo começa a brilhar, no entanto, quando começamos a enfrentar estes alienígenas invasores, e foi aqui que Stellar Blade começou a de fato mostrar o seu potencial.

Eve possui um estilo de combate corpo a corpo que funciona como uma dança, onde defesa, esquiva e ataques precisarão ser utilizados de forma balanceada para conquistar até mesmo os inimigos mais simples. Seus movimentos básicos são compostos por ataques rápidos com quadrado, ataques lentos com triângulo, esquiva com círculo e a defesa com L1. Você também consegue segurar L1 pra usar habilidades especiais e elas consomem um recurso próprio para serem executadas, o qual você recupera naturalmente causando dano e, especialmente, executando de forma correta as técnicas avançadas de combate.

Somado a isso tudo, o jogo possui também um sistema de posturas bem semelhante ao de Sekiro, que nos recompensa pela execução de movimentos precisos e por decorar totalmente os movimentos dos inimigos. A Eve possui um escudo que será lentamente reduzido sempre que você se defender de um ataque e, caso chegue a zero, os ataques recebidos durante algum tempo irão quebrar sua defesa. Porém, conseguir se Defender no momento exato em que um ataque te acertaria não só irá evitar que esse escudo diminua, como também irá reduzir a postura do inimigo. Quando a postura do inimigo for quebrada, você poderá executar ataques especiais cinemáticos que não só são estilosos como também tiram muita vida.

A outra ferramenta que temos para nos defender é a esquiva, mas que também precisa ser utilizada com precisão para ser de fato eficaz nos combates. Masterizar a Esquiva e a Defesa perfeita serão os cernes do combate de Stellar Blade e, como eu disse anteriormente, até mesmo inimigos comuns poderão se tornar um problema caso você não domine essas duas mecânicas.

A diversidade de inimigos na Demo é outro ponto muito positivo, já que ela traz variedade o suficiente pra que você nunca relaxe demais e esteja sempre se readaptando e aprendendo os novos padrões deles. É como se cada luta fosse um jogo de pedra, papel e tesoura onde, depois de um pouco de treino, você irá conseguir ver sinais de qual será ação do alvo e precisará escolher dentre ataque, defesa e esquiva para puní-lo. Obviamente o mesmo vale pra nós e, até que nos acostumemos com o ritmo e com os padrões do jogo, os inimigos serão igualmente (ou mais) punitivos e brutais.

O jogo também possui inspiração em soulslikes, com acampamentos que não só resetam seus itens de cura ao serem utilizados como também revivem os inimigos derrotados ao descansar. Neste caso as semelhanças param por aqui, já que não perdemos nossos recursos ao morrer.

Além disso temos duas lutas contra chefes na demo, uma não tão difícil no final da introdução da história e uma que se passa em um momento mais avançado do game, para nos mostrar melhor como o combate do jogo evolui com o tempo. As lutas contra os chefes são excelentes e punitivas e, em especial a segunda, me fizeram suar um pouco enquanto aprendia cada padrão de ataque destes chefes pra conseguir reagir da forma correta e vencê-los. Assim como em Sekiro, vencer batalhas reduzindo o HP dos alvos a 0 de forma manual é algo que toma tanto tempo que você percebe que está fazendo algo errado. O correto aqui é abusar de esquivas e defesas perfeitas para quebrar a postura dos inimigos e derrotá-los com muito mais velocidade e estilo.

Stellar Blade definitivamente ainda tem minha atenção mas, ao menos julgando pela Demo, ficou um tanto difícil distinguir a sua própria identidade dentre os elementos que ele pegou dos dois jogos que citei aqui. As inspirações, principalmente em Nier Automata, foram tantas que mesmo depois de aceitar a clara semelhança entre os jogos ainda me surpreendi em como alguns sistemas são parecidos. Só espero que, assim como Nier Automata conseguiu pegar todas as minhas expectativas e virá-las ao avesso com uma narrativa única e uma das histórias que mais mecheram comigo em toda a minha história gamer, Stellar Blade também se revele como algo próprio e que me surpreenda de alguma forma ao longo da jornada.

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