Trails from Zero – Dicas Para Aproveitar Melhor este super JRPG

by A Itinerante

Versão em vídeo (versão em texto logo abaixo):

Entrar na série The Legend of Heroes não é tarefa fácil, especialmente devido à vasta quantidade de jogos envolvidos e suas histórias interligadas.

Conforme destaquei na minha análise sobre Trails from Zero, se este for seu primeiro contato com a série, há detalhes interessantes que podem ampliar sua experiência neste jogo notável.

1 – Tenha paciência com a narrativa

Se você é fã de RPGs, já deve estar familiarizado com histórias longas que demoram, às vezes, mais de 10 horas para engrenar. A narrativa de Trails from Zero é ainda mais cadenciada, e você passará boa parte da história atuando como um simples policial resolvendo crimes em uma pequena cidade. O grupo de personagens é incrível, e a qualidade da escrita torna esses momentos monótonos ainda assim divertidos o suficiente para embalar a aventura. A recompensa vem com um desfecho empolgante que deixará você ansioso por mais jogos da série.

2 – Entendendo o sistema de Orbment, Quartz e Sepith

Demorei um bom tempo para realmente entender o sistema de equipamento e customização do jogo, então estou aqui para facilitar sua vida e te ajudar a aproveitar mais este excelente sistema de combate desde o início.

Cada personagem possui em sua arma uma tecnologia chamada “Orbment”, na qual existem slots onde podemos equipar “Quartz” para aprimorar as habilidades de combate daquele personagem.

Basicamente, é um sistema de Materia mais avançado, onde os Quartz equipados nos slots dos personagens melhoram seus atributos e desbloqueiam novas habilidades.

Antes de prosseguir, é bom deixar claro também a definição de Sepith. Do ponto de vista da história, Sepith é a forma “crua” dos cristais elementais que são encontrados na natureza. Eles podem ser trabalhados e condensados para serem transformados em “Quartz” e você irá dropá-los dos monstros.

Você utilizará Sepith para, basicamente, duas coisas:
Desbloquear e melhorar os slots de Quartz de cada personagem e trocará determinadas quantidades por Quartz em algumas lojas. Minha dica aqui é priorizar desbloquear os slots dos personagens. É importante observar também que após determinado ponto do jogo, você encontrará alguns Quartz que só poderão ser inseridos nos slots que você der upgrade.

A loja Orbal Store Genten, localizada na Central Square em Crossbell, é o principal local para essas transações.

Agora sim vamos falar um pouco mais sobre suas gemas de Quartz.

Elas serão a forma que você terá para customizar seu grupo e seus personagens. Equipar Quartz poderá ter três efeitos:

  • Desbloquear habilidades diretamente;
  • Aumentar os atributos;
  • Reforçar o valor elemental do personagem.

Os dois primeiros efeitos são simples, mas entender o terceiro leva um pouco mais de tempo.

Observe que cada Quartz possui um valor elemental associado a ele.

Esse valor está relacionado a forma com que você irá desbloquear habilidades em seus personagens.

Acessando o Journal e indo até Lists você encontrará uma lista de todas as habilidades do jogo e saberá qual valor elemental precisa alcançar para ter aquela habilidade disponível naquele personagem.

Além disso, observe que os slots dos personagens formam 2 ou 3 linhas e a soma elemental necessária para ativar uma habilidade deve estar em apenas 1 linha (não conta se você tiver 2 de vento em uma linha e 4 de vento em outra).

3 – Venda Sepith em excesso para conseguir dinheiro

Não existe motivo para acumular Sepith em números extremos. Se você é como eu e sempre luta bastante enquanto avança pelo jogo, sempre que retornar a cidade terá Sepith o suficiente para fazer upgrade nos slots dos seus personagens e comprar os Quartz que desejar para montar suas builds. Além disso, é consideravelmente fácil farmar Sepith (independente do elemento) graças a função de acelerar o jogo e a facilidade de encerrar combates rapidamente acertando os inimigos por trás. Sendo assim, o que eu considerava era sempre manter algo em torno de 800 de cada tipo e vendia o excesso.

Outro ponto interessante é que se você for até áreas onde os inimigos estão em nível muito abaixo do seu, você consegue derrotá-los acertando-os 2x no campo, sem precisar entrar em batalha. Derrotando-os dessa forma você não receberá EXP, mas poderá farmar Sepith rapidamente.

4 – Farmando EXP

É relativamente fácil de upar em Trails from Zero e o único segredo é acelerar o jogo, ir a qualquer mapa de maior nível o possível e acertar inimigos por trás. Iniciando as lutas com essa vantagem, irá resultar em um ataque em conjunto logo no começo da batalha em 99% das vezes.

Caso você consiga finalizar a luta em 1 turno e esteja enfrentando monstros de nível adequado ao seu, você irá farmar exp rapidamente e sem cansaço.

5 – Se estiver pensando em platinar, siga um guia desde o início

O jogo possui MUITOS troféus perdíveis, inclusive um onde seus personagens precisam estar no level 40 ou abaixo disso ao derrotar o boss final. Sendo assim, caso seja um platinador, acompanhe um guia como este aqui desde o início da sua jogatina.

6 – Identificando fraquezas e resistências Elementais dos alvos

É importante considerar que os monstros possuem fraquezas elementais, e acertá-los com essas fraquezas pode ampliar consideravelmente a quantidade de dano causado.

Para entender essas fraquezas, basta utilizar a habilidade “Analyze” da Tio ou o item “Battle Scope” no inimigo para exibir seu painel de forças e fraquezas.

No painel de “Elemental Eff:” você poderá fazer a seguinte leitura:
– Elementos cujo valor estiver em 100% são neutros e causaram dano padrão;
– Elementos abaixo de 100% serão menos eficazes. Ex.: Caso o indicador mostre 75 na barra verde, quer dizer que ataques de ventos causarão apenas 75% do dano naquele alvo.
– E, por último, elementos cujo valor estiver acima de 100% apresentam as fraquezas daquele alvo. Caso o valor se 200, por exemplo, o dano causado com aquele elemento será dobrado.

7 – Fique atento aos bônus dos turnos

Ao observar a barra de ordem de turnos, por vezes você verá alguns ícones na frente do retrato dos personagens demonstrando que, naquele momento, algum efeito especial estará ativo.

Alguns exemplos importantes são:
Team Rush – um ataque em grupo em área consideravelmente poderoso;

Critical – A ação que for executada naquele turno terá seu efeito aumentado em 1.5x;

Rush – Você ganhará um novo turno logo após agir;

Deathblow – Ataques e Crafts que acertarem irão matar o alvo;

É importante lembrar que todos estes efeitos também podem ativar para os inimigos, então fique atento a barra de ação para se preparar de acordo com a situação.

8 – S-Breaks podem ser utilizados fora do turno daquele personagem

Este é só um lembrete de que os S-Breaks (ataques especiais executados apertando X quando a barra de CP do personagem estiver acima de 100) podem ser executados fora do turno do personagem.

Basta segurar X e um novo menu aparecerá onde você poderá selecionar com qual personagem executar o especial, independente de ser ou não o turno dele. É importante considerar também que os bônus especiais citados no item anterior valerão aqui, então use isso a seu favor. É importante lembrar também que o dano causado pelos S-Breaks é maior caso o CP do personagem estiver no máximo (200).

9 – Tradução dos atributos principais dos personagens

Por último, gostaria de deixar aqui uma rápida tradução de cada um dos atributos principais de cada personagem para te auxiliar na escolha do que melhorar em cada personagem:

HP – Hit Points (Pontos de Vida) – Personagem será derrubado e não participará das lutas caso seu HP chegue em 0;
EP – Energy Points (Pontos de Energia) – Energia armazenada dentro do Orbment. São utilizados para executar Arts;
CP – Craft Points (Pontos de Habilidade) – Pontos necessários para utilizar Crafts. Você conseguirá obtê-los causando ou recebendo dano durante as lutas;

STR – Strength (Força) – Aumenta o dano físico causado;
DEF – Defense (Defesa) – Diminui o dano físico recebido;
ATS – Magic Strength (Força Mágica) – Aumenta o dano causado por Arts;
ADF – Magic Defense (Defesa Mágica) – Diminui o dano recebido de Arts;
SPD – Action Speed (Velocidade de Ação) – Diminui o tempo entre turnos;
DEX – Dexterity (Destreza) – Aumenta a chance dos seus ataques acertarem;
AGL – Agility (Agilidade) – Aumenta a chance de se esquivar de ataques;
MOV – Movement (Movimento) – Indica o alcance de movimento do personagem em um turno;
RNG – Attack Range (Alcance de Ataque) – Representa a distância que os ataques poderão alcançar.

10 – Tradução dos Buffs e Debuffs

Poison – Pequeno dano é causado no final do turno;
Burn – Grande dano é causado no final do turno;
Freeze – Perde o turno e recebe dano mediano ao final dele;
Seal – Personagem afetado não poderá utilizar ataques, Crafts ou S-Crafts;
Mute – Personagem afetado não poderá usar Arts;
Blind – Reduz grandemente a DEX e AGL do personagem afetado;
Sleep – Personagem afetado perde o turno. Todo dano recebido será crítico;
Faint – Personagem afetado perde o turno. Todo dano recebido será crítico;
Confuse – Personagem atacará inimigos e aliados sem distinguir entre eles;
Petrify – Personagem afetado perderá o turno e possui 30% de chance de morrer instantaneamente ao ser atacado;

Stealth – Inimigos não poderão selecionar este alvo. Os ataques causados pelo personagem afetado serão sempre Críticos;
Physical Immunity – Anula o próximo ataque físico recebido;
Magic Reflect – Reflete o próximo ataque mágico recebido;
Complete Immunity – Anula o próximo ataque recebido;
HP Regen – Restaura um pouco de HP a cada turno;
CP Regen – Restaura um pouco de CP a cada turno;
Deathblow – Mata instantaneamente.

É isso pessoal. Espero que as dicas sejam úteis e até a próxima!

The Legend of Heroes – Trails From Zero

Plataforma Original: PSP
Plataforma Remaster: Playstation 4, Nintendo Switch, PC
Data de Lançamento: 27/09/2022
Gênero: RPG por Turnos
Desenvolvedora: Nihon Falcom

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