Octopath Traveler 2 – Um verdadeiro JRPG de ouro

by A Itinerante

Olá pessoal!

Hoje vamos explorar em detalhes o incrível Octopath Traveler 2 e as emocionantes aventuras que podemos vivenciar no mundo de Solistia.

No meio do atual mar de jogos de ação, é gratificante ver que ainda existem franquias que mantêm viva a tradição do combate por turnos. E melhor ainda é quando surgem jogos que não só conseguem resgatar os elementos clássicos do gênero, mas também elevam e modernizam a experiência. Ao unir essa jogabilidade aprimorada a um belo estilo gráfico que mescla Pixel Art com um visual 2.5HD, o jogo se torna um clássico moderno no mundo dos JRPGs.

Octopath Traveler 2 está aqui para provar que os jogos de turno têm muito a oferecer e que ainda há espaço para evolução sem perder as raízes que caracterizam o gênero. Vamos explorar um pouco mais sobre ele.

Título – Octopath Traveler 2
Plataformas – Nintendo Switch, Playstation 4, Playstation 5, Steam
Gênero – RPG de Turno
Data de Lançamento – 24/02/2023
Desenvolvedora – Square Enix / Acquire
Publicado por – Square Enix

História / Enredo

A premissa do jogo se mantém, de forma básica, dentro daquilo que foi estabelecido no primeiro jogo da série: você conhecerá oito heróis, cada um vivendo sua história de forma “individual”, e pode recrutá-los na ordem que quiser enquanto completa cada uma delas. As histórias, de forma geral, não possuem uma ligação direta entre si, e é possível finalizar apenas uma ou algumas delas caso deseje (mas eu realmente não recomendaria isso).

Apesar das histórias serem relativamente curtas e diretas, a sensação é semelhante à de estar lendo um livro de minicrônicas. No entanto, não se engane: apesar da premissa simples, as histórias são bem contadas, maduras e empolgantes o suficiente para entreter o jogador, construindo um universo com diferentes culturas, raças e credos. Elas também variam bastante no tom, indo desde histórias mais leves e cômicas até histórias sombrias que abordam temas complexos. Acredite, se não fosse o estilo retrô dos gráficos, o jogo certamente seria destacado por cenas intensas e, por vezes, pesadas vividas pelos personagens.

Uma novidade interessante (e uma melhoria em relação ao primeiro jogo) é a presença de consideravelmente mais interação entre os personagens e momentos de “histórias cruzadas”, em que dois personagens se envolvem em uma aventura juntos. Uma das principais críticas recebidas pelo primeiro jogo foi a falta de interações relevantes entre os personagens, e essas histórias conjuntas ajudam a remediar isso.

Exploração

Embora não seja tratado como um jogo de mundo aberto, Octopath Traveler 2 não limita o jogador em termos de exploração. É possível visitar praticamente qualquer área do jogo logo após concluir o capítulo 1 do seu personagem. Obviamente, áreas de nível mais alto serão difíceis de navegar com personagens pouco evoluídos, mas ainda assim é possível avançar livremente pelos mapas até onde a força dos seus personagens e a sua paciência permitirem. Os motivos para explorar são básicos e não há grandes novidades aqui, mas o jogo apresenta esses elementos de forma excelente. Há dungeons e chefes opcionais, baús com armas poderosas e classes secretas para serem descobertas opcionalmente, tornando a exploração recompensadora e divertida.

Trilha sonora

A qualidade das músicas de Octopath Traveler 2 definitivamente está acima da média. O compositor Yasunori Nishiki (que também trabalhou em Final Fantasy VII Remake e Kingdom Hearts 3) realiza um trabalho brilhante aqui, com músicas orquestradas que combinam perfeitamente com o tom de cada história, sempre executadas de forma primorosa.

A própria música de título do jogo já demonstra a potência da incrível trilha sonora:

E isso é apenas uma pequena amostra da qualidade das músicas que encontramos ao longo do jogo, embalando de maneira adequada tanto as histórias quanto as batalhas.

Gameplay

O jogo, em sua essência, funciona por meio de um sistema de turnos clássico, mas apresenta elementos próprios que trazem dinamismo e estratégia às batalhas.

O elemento que torna o sistema de combate especial são os chamados Boosts e Breaks. A cada turno, os personagens recebem 1BP (boost point), e esses pontos podem ser utilizados para atacar várias vezes no mesmo turno, fortalecer algumas habilidades ou adicionar efeitos extras a outras.

Além disso, cada inimigo possui um escudo que pode ser quebrado ao atacá-lo com uma de suas fraquezas, as quais são reveladas durante as batalhas à medida em que são descobertas. Reduzir o escudo do monstro a 0 faz com que ele entre em um estado “quebrado”, no qual o dano recebido é consideravelmente amplificado.

O cerne das batalhas gira em torno desses dois sistemas, e utilizá-los corretamente é fundamental para obter um bom desempenho durante as lutas.

O único aspecto que deixa a desejar é o sistema de Encontros Aleatórios, que, em minha opinião, parece antiquado e deslocado nos dias de hoje. A falta de controle sobre os encontros inimigos pode se tornar frustrante, especialmente quando é necessário retornar a áreas com inimigos fracos apenas para completar side quests ou encontrar tesouros específicos. Muitos jogos semelhantes encontraram soluções mais modernas, como exibir os inimigos no mapa, e é difícil entender por que essa abordagem não foi implementada aqui. Seria uma adição bem-vinda para aprimorar a experiência de exploração e evitar alguns momentos de repetição desnecessária.

O jogo também possui um sistema de classes (jobs) muito bem executado e balanceado.

Cada um dos oito personagens possui uma classe própria, inicialmente disponível apenas para ele. Ao explorar os cenários, é possível encontrar guildas para cada uma dessas classes, que disponibilizam licenças extras para que outros personagens também possam equipar o mesmo job. Com isso, a customização do jogo se abre para um incrível leque de possibilidades, já que cada personagem pode participar das batalhas com sua classe base mais uma classe secundária.

As classes são bem balanceadas, apresentando forças e fraquezas interessantes. Dessa forma, é sempre divertido experimentar diferentes combinações de classes secundárias para cada personagem, a fim de entender quais delas complementam melhor as inúmeras combinações possíveis.

Um elemento adicional da jogabilidade que merece destaque são os chamados “Path of Action”. Cada um dos oito protagonistas possui duas ações distintas que podem ser realizadas fora das batalhas, contribuindo para completar side quests ou proporcionar alguma vantagem estratégica. Essas ações variam dependendo se é dia ou noite no jogo, proporcionando interações únicas. Por exemplo, Ochette pode provocar NPCs para duelar contra seus pets durante o dia ou oferecer comida para convencê-los a se juntarem ao grupo durante a noite. Throné, por sua vez, pode roubar qualquer item que um NPC possua durante o dia ou nocautear o alvo durante a noite.

A utilidade dessas ações se estende ao longo do jogo, sendo empregadas tanto em momentos específicos da história quanto em side quests ou como uma forma de obter recompensas opcionais. Essas ações adicionam um toque único a cada personagem, aprofundando ainda mais a experiência de jogo. Em um post específico que farei no futuro, irei explorar em detalhes essas ações e suas contribuições para a jogabilidade diversificada de Octopath Traveler 2.

Conteúdo Opcional, Duração e Pós Game

O jogo oferece uma quantidade impressionante de conteúdo opcional e pós-jogo. Minha experiência pessoal envolveu cerca de 58 horas para concluir as histórias dos oito personagens principais. No entanto, essa marca se estendeu para 88 horas à medida que eu me dedicava a evoluir todos os personagens até o nível máximo, desbloquear e aprimorar todos os jobs disponíveis, além de enfrentar os desafiadores chefes opcionais.

Embora os conteúdos opcionais relacionados ao combate se destaquem positivamente, infelizmente, as side quests deixam a desejar. Muitas delas são extremamente básicas e a maioria não fornece pistas claras de como ser concluída, o que pode levar o jogador a recorrer a guias ou tentar completá-las por meio de tentativa e erro. Essa falta de orientação pode diminuir o prazer de explorar as side quests e exigir um esforço adicional para aproveitar completamente essa parte do jogo.

O jogo também possui um true ending, que exigirá que seus oito personagens estejam consideravelmente desenvolvidos e maximizados, e mesmo assim será um excelente desafio devido ao alto nível de dificuldade.

De forma geral, a duração total do jogo é bastante satisfatória, e caso você se envolva com com seu universo e seus sistemas, ainda terminará com um gostinho de quero mais.

Conclusão

Para concluir, Octopath Traveler 2, é uma verdadeira celebração dos clássicos JRPGs, trazendo uma abordagem moderna e refinada que muito provavelmente irá agradar a qualquer fã do estilo. Com suas histórias envolventes, gráficos encantadores, trilha sonora memorável e sistema de combate estratégico, o jogo se destaca como uma experiência notável. Seja você um fã antigo do gênero ou alguém em busca de uma nova aventura cativante, Octopath Traveler 2 certamente satisfará seus desejos por uma jornada épica repleta de personagens cativantes, desafios emocionantes e descobertas fascinantes. Prepare-se para embarcar nessa jornada única e explorar o mundo de Solistia como nunca antes.

Links para comprar:

Octopath Traveler 2 – Nintendo Switch
Octopath Traveler 2 – Playstation 4
Octopath Traveler 2 – Playstation 5

Posts relacionados

Deixe um comentário